Esportes

São Paulo bate o Santos por 2 a 1 e afasta risco de rebaixamento no Brasileirão

Do lado são-paulino, Hernanes foi quem assumiu a responsabilidade de armar as jogadas. O meia obteve algum sucesso e deu as duas assistências para os gols da vitória

São Paulo - Em um clássico marcado por belos gols e muitas falhas individuais, o São Paulo venceu o Santos por 2 a 1, neste sábado, no estádio do Pacaembu, na capital paulista, pela 31.ª rodada do Campeonato Brasileiro, e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento ao chegar aos 40 pontos. O time santista levou toda a sua instabilidade apresentada durante a semana para dentro de campo e perdeu a chance de impor uma pressão maior sobre o líder Corinthians e, com 53 pontos, pode ver a sua desvantagem na tabela de classificação aumentar para nove neste domingo.

Uma pessoa que não acompanha futebol e viu o clássico deste sábado no estádio do Pacaembu pode ter pensado que o São Paulo estivesse brigando pelo título brasileiro e o Santos na luta contra o rebaixamento. Enquanto o time tricolor esbanjou motivação e vontade, a equipe alvinegra foi apática durante os 90 minutos.

O Santos até iniciou o jogo com a iniciativa, mas tornou o seu ataque previsível ao concentrar as jogadas pela esquerda com o driblador Bruno Henrique, que sofria com dupla ou tripla marcação. O São Paulo ficou fechado atrás, no aguardo de um erro.

E o Santos não decepcionou o adversário. Em meia hora de jogo, com erros bisonhos de Alison e Renato, o São Paulo aproveitou dois contra-ataques rápidos para marcar com Marcos Guilherme e Cueva, em duas belas jogadas.

Quando parecia que o São Paulo iria dominar completamente o jogo, um erro da arbitragem proporcionou um escanteio para o time de Vila Belmiro. No rebote, Alison acertou um lindo chute para diminuir o placar antes do intervalo.

O São Paulo voltou para o segundo tempo com a intenção de impedir uma pressão santista. Não era preciso muito empenho, afinal Lucas Lima, burocrático, só foi notado por causa do cabelo descolorido. O meia sofreu também com a boa atuação de Jucilei, um paredão para o ataque santista.

Do lado são-paulino, Hernanes foi quem assumiu a responsabilidade de armar as jogadas. O meia obteve algum sucesso, pois o veterano Renato, destacado para cuidar de sua marcação, demonstrou falta de mobilidade na marcação. Foi assim que Hernanes descobriu Petros livre, mas a finalização acertou a trave de Vanderlei.

O lance poderia ter definido a partida. Mas nem precisou. O Santos não mostrou entusiasmo mesmo após as três alterações do técnico Levir Culpi.

O São Paulo mereceu a vitória e agora tem dois jogos que poderão sacramentar a sua escapada da zona da degola: Atlético Goianiense, em Goiânia, e Chapecoense, no estádio do Pacaembu. O Santos parece jogar fora mais uma chance de sonhar com o título.

Pontos moeda