Esportes

Espírito Santo estreia com vitórias no Jogos Universitários Brasileiros

O Estado, que chegou na competição com 130 atletas, está representado por 15 instituições de ensino

Foto: Divulgação/Sesport

A delegação capixaba iniciou bem a disputa dos Jogos Universitários Brasileiro (Jubs), que acontecem em Brasília-DF até o próximo domingo (17). O Estado, que chegou na competição com 130 atletas, está representado por 15 instituições de ensino, entre elas a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Multivix e a Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

O futsal masculino foi o responsável pelo maior placar do dia. A equipe da Multivix, comandada por Thiago Antunes, venceu a equipe do Acre por 11 a 3. O destaque da partida foi o ala Lucas Nascimento, que marcou cinco gols. O atleta celebrou a vitória expressiva, mas evitou o rótulo de favorito.

“Conseguimos fazer um bom jogo, trabalhar o que a gente treinou e fomos recompensados pela vitória. O placar foi elástico, mas ainda temos que manter os pés no chão,m. São muitos jogos pela frente para alcançarmos o nosso objetivo que é a classificação para o mata-mata”, disse o atleta.

Já o futsal feminino empatou o primeiro jogo por 2 a 2, em duelo bastante equilibrado com a equipe de Sergipe.

Mais modalidades

A maior parte das demais modalidades coletivas também se saiu bem no primeiro dia do Jubs. No vôlei, tanto no masculino quanto feminino, as equipes capixabas venceram seus jogos por 3 sets a 0, contra as equipes do Maranhão e de Sergipe, respectivamente.

O handebol feminino empatou em 27 a 27 com a equipe da Paraíba. A equipe masculina, entretanto, começou a competição perdendo de 25 a 24 para a equipe do Acre.

O basquete masculino foi a única equipe coletiva derrotada na estreia, perdendo por 109 a 44 para o time de Minas Gerais.

A única partida nas modalidades individuais da delegação capixaba foi no tênis de mesa feminino, onde a atleta Luciana Amorim foi derrotada pela atleta de Santa Catarina por 3 sets a 0.

Fórum Nacional

Além dos Jogos, a capital federal também recebeu, nesta terça-feira (12), a oitava reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Esporte. O Espírito Santo esteve representado na agenda pelo subsecretário de Estado de Esportes e Lazer, Lindomar Gomes.

A apresentação do calendário e dos eventos universitários para 2022, as ações da Secretaria Nacional de Paradesporto, além da discussão sobre o novo estatuto do Fórum e o Plano Nacional de Esporte estavam entre as principais pautas do encontro.

“Foi uma reunião muito importante e produtiva, principalmente para conhecermos um pouco mais das ações do paradesporto, tratado com muita seriedade pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). Essas reuniões do Fórum são a oportunidade perfeita para trocarmos ideia e dividir conhecimento em prol do esporte, de forma geral”, frisou Gomes.

Serviço – Resultado Jubs

Futsal

Masculino: ES 11 x 3 AC

Feminino: ES 2 X 2 SE


Vôlei

Masculino: ES 3 x 0 MA

Feminino: ES 3 X 0 SE


Handebol

Masculino: ES 24 x 25 AC

Feminino: ES 27 X 27 PB


Basquete

Masculino: ES 44 x 109 MG

Tênis de mesa

Feminino: ES 0 x 3 SC



Pontos moeda