Esportes

Drama até o final! Veja qual é o risco de rebaixamento do Vasco

Faltando oito rodadas para o fim do Brasileirão, Vasco é o 18º colocado na classificação e vive drama para não ser rebaixado pela quinta vez

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Leandro Amorim/Vasco

O Vasco vai viver o drama da luta contra o rebaixamento até o final do Brasileirão. O empate com o Goiás em 1 a 1, no domingo (29), fora de casa, foi o terceiro jogo seguido do time sem vitória na competição. Assim, a equipe, que antes havia perdido para Inter (2 a 1) e Flamengo (1 a 0), continua na zona de rebaixamento, faltando agora somente oito jogos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após 30 rodadas, o Vasco é o 18º colocado na classificação, com 31 pontos, três pontos atrás do Santos, que é a primeira equipe fora do Z-4. Nas contas dos matemáticos do site Infobola, o Vasco tem 67% de risco de rebaixamento. A conta leva em consideração o número de jogos e o aproveitamento do time como mandante e como visitante, entre outras estatísticas.

A partida contra o Goiás era encarada como confronto direto pelo Vasco, já que o time goiano também luta para não cair e está um ponto e uma posição acima da equipe cruzmaltina. Na relação dos jogos que faltam há outros jogos considerados confrontos diretos, como as partidas contra o Cruzeiro, fora de casa, Corinthians, em casa, e já praticamente rebaixado América/MG, em casa.

Aproveitamento insuficiente

Até agora, depois de 30 rodadas, o Vasco tem aproveitamento de somente 34% dos pontos disputados. Para não ser rebaixado pela quinta vez em sua história — caiu em 2008, 2013, 2015 e 2020 —, o time precisa atingir, no mínimo, 42 pontos na tabela de classificação.

Isso significa que o Vasco vai precisar de, no mínimo, um aproveitamento de 45,8% dos pontos que estão em disputa para alcançar a pontuação que é considerada suficiente pelos matemáticos para não cair.

Para evitar qualquer susto, a equipe precisaria chegar aos 45 pontos, 58,3% de de aproveitamento. Uma projeção assustadora para o time que venceu apenas um dos seus últimos seis jogos.

Veja os jogos que faltam para o Vasco no Brasileirão:

2/11 — Cuiabá (fora de casa)

5/11 — Botafogo (casa)

22/11 — Cruzeiro (fora de casa)

12/11 — América/MG (casa)

26/11 — Athletico/PR (fora de casa)

29/11 — Corinthians (casa)

3/12 — Grêmio (fora de casa)

6/12 — Red Bull Bragantino (casa)

Pontos moeda