Esportes

Entrega a taça? Botafogo tem 90% de chances de título no Brasileirão

Mesmo sem jogar no meio da semana, por conta do adiamento da partida contra o Fortaleza, Fogão ampliou suas chances de ser campeão brasileiro

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo nem precisou entrar em campo no meio da semana para ser o grande vencedor da 29ª rodada do Brasileirão. O time teve adiado o jogo contra o Fortaleza, que seria na terça-feira (24), mas viu de camarote seus perseguidores tropeçarem. Agora, nas contas dos matemáticos do site Infobola, o Botafogo tem 90% de chances de título do Brasileirão.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Fogão é líder isolado do campeonato desde a terceira rodada. Com 59 pontos, tem um jogo a menos e sete pontos de vantagem para o vice-líder, o Red Bull Bragantino, que na quarta-feira (25) perdeu em casa para o Atlético/MG por 2 a 1. 

Faltando nove rodadas, o clube já faz as contas e pode garantir o título com até três rodadas de antecipação caso vença o jogo adiado contra o Fortaleza, que foi remarcado para o dia 23 de novembro por causa da participação do time cearense na final da Copa Sul-Americana.

Além da liderança isolada, o Botafogo é o time com mais vitórias (18), menos derrotas (cinco, empatado com o Red Bull Bragantino), tem o terceiro melhor ataque (45 gols), o artilheiro (Tiquinho Soares, com 16 gols) e a melhor defesa (apenas 18 gols sofridos).

Risco aumenta para o Vasco

Se o Botafogo já pode iniciar a contagem regressiva para o título, na outra ponta da tabela a briga está apertada para ver quem consegue escapar do rebaixamento. Faltando nove rodadas, o lanterna América/MG e o vice-lanterna Coritiba têm praticamente certa a queda para a Série B, ambos com 99% de risco nas contas do site Infobola.

Foto: Divulgação/Vasco

A partir daí, pelo menos quatro times estão seriamente ameaçados. O Bahia, que perdeu para o Cruzeiro por 3 a 0 no meio da semana, caiu duas posições e é o 15º colocado, com 16% de risco de queda.

O Santos, que vinha de goleada sofrida por 7 a 1 para o Inter, se recuperou e venceu o Coritiba, mas continua perto do Z-4, na 16ª colocação, com 33 pontos e 34% de risco de cair.

Já o Vasco viu o seu risco aumentar ao perder em casa para o Inter por 2 a 1. A segunda derrota seguida fez o time cair para a 17ª colocação, com 30 pontos e 68% de risco de rebaixamento. Faltando nove rodadas, o Vasco precisa de pelo menos mais 12 pontos — quatro vitórias —, nas contas dos matemáticos, para escapar da Série B.

Pontos moeda