Esportes

OPINIÃO | Quem são os favoritos nas semifinais da Copa do Brasil?

As semifinais da Copa do Brasil começam nesta quarta-feira (2), com quatro gigantes do futebol brasileiro: Flamengo x Corinthians e Atlético-MG x Vasco

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo/Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

As semifinais da Copa do Brasil começam nesta quarta-feira (2), com quatro gigantes do futebol brasileiro: Flamengo x Corinthians e Atlético-MG x Vasco. Faz tempo que a competição, que já foi “a mais democrática” do futebol brasileiro, não apresenta surpresas nas fases finais.

O último time “fora do eixo” principal do futebol do País a conquistar a Copa do Brasil foi o Sport, em 2008, vencendo o Corinthians na decisão. Antes dele, Paulista de Jundiaí (SP) e Santo André aprontaram com os títulos das edições de 2005 e 2004, respectivamente, batendo Fluminense e Flamengo na final.

A chance de ter um azarão na fase decisiva era um charme à parte da competição. Mas, dificilmente, vai acontecer novamente com o atual regulamento, que inclui os times que jogam a Libertadores e j´´a os coloca a partida da terceira fase. Ou seja, fazem menos jogos do que os azarões. Azar dos “pequenos”.

QUEM SÃO OS FAVORITOS 

A quarta-feira (2) tem dois grandes confrontos pela rodada de ida das semifinais da Copa do Brasil. E tá difícil apontar um favoritismo grande para algum time. Mas vamos lá!

FLAMENGO X CORINTHIANS

A demissão do técnico Tite na segunda-feira, mesmo com a vitória sobre o Athletico-PR por 1 a 0, pelo Brasileirão, causou o chamado “fato novo” que, na maioria da vezes, dá um injeção de ânimo. Não significa que o ânimo novo perdure por muito tempo, mas o efeito imediato costuma aparecer.

É o que o Flamengo espera agora com a estreia do Filipe Luís como treinador. Será a primeira experiência do ex-lateral como técnico de um time profissional.

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O que o flamenguista espera é ver em campo um time dedicado, que pressiona com e sem a bola, praticamente o que o time fazia com Jorge Jesus.  Filipe Luís deu a entender que é exatamente o que ele espera conseguir implantar no time a partir de agora. Ele já contou que tem os treinos de Jorge Jesus anotados e já prometeu um time ofensivo.

Já o Corinthians vive situação curiosa: semifinalista na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, mas dentro da zona de rebaixamento no Brasileirão. As fichas estão na mesa e um bom resultado na Copa do Brasil é fundamental para levar essa empolgação para a reta final do Brasileirão.

> PALPITE: pelo fato novo e por jogar em casa, o Flamengo é favorito no jogo desta quarta-feira.

ATLÉTICO-MG X VASCO

O Vasco é a grande história desta edição da Copa do Brasil até aqui. O clube que se levanta após a chegada do ex-meia Pedrinho à presidência e que, dentro de campo, se doa para alcançar resultados até mesmo inesperados. Não sei se vai continuar em frente, mas já é um belo capítulo nesta temporada.

Campeão em 2011, o Vasco pode voltar a conquistar um título nacional. Mas terá de passar pelo fortíssimo time do Atlético-MG.

Foto: Matheus Lima/Vasco

Eu confesso que esperava (muito) mais do Galo. Na temporada e no desempenho. É um time que poderia amassar qualquer outra equipe. Tem bons e ótimos jogadores em todos os setores, mas por vezes abre mão de jogar para se fechar na defesa e abusar dos cruzamentos para a área adversária quando chega ao ataque.

> PALPITE: pelo momento de confiança e, se conseguir encaixar a defesa para suportar os cruzamentos do Galo, o Vasco tem tudo para pelo menos empatar e levar um ótimo resultado para o jogo de volta, em São Januário.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024