Esportes

Clássico entre Real Madri e Barcelona tem forte esquema de segurança

Redação Folha Vitória

Madri - A Espanha implantou um enorme esquema de segurança no estádio Santiago Bernabéu neste sábado, antes do clássico de futebol entre Real Madrid e Barcelona.

Horas antes do apito inicial, o Bernabeu, com capacidade para 81 mil espectadores, foi preenchido com 1.100 policiais e mais de 1.400 trabalhadores de segurança privada. O secretário de Estado da Segurança da Espanha, Francisco Martínez, em entrevista a uma rádio, chamou o esquema de "a maior configuração de segurança já estabelecida para um evento esportivo".

As precauções para o jogo vieram após o ataque da semana passada próximo ao Stade de France, em Paris, durante um amistoso entre as seleções da França e da Alemanha.

Hoje em Madri, policiais fortemente armados formaram três camadas de segurança ao redor do estádio, realizando revistas nas sacolas das pessoas que chegavam ao estádio. Cada canto do estádio foi ocupado por um funcionário, que tinha apoio de vários seguranças e policiais para fazer a revista de bolsas e sacolas. A demonstração de força superou que foi vista no Estádio de Wembley, em Londres, na terça-feira passada, onde a equipe nacional francesa jogou pela primeira vez desde os ataques de Paris.

Dentro da arena, Real Madrid e Barcelona prestaram suas homenagens às vítimas em Paris, mantendo um minuto de silêncio antes do apito inicial, e vestindo braçadeiras pretas. Clubes de toda a Europa fizeram o mesmo. Nos campeonatos inglês e italiano, foi tocada a La Marseillaise, o hino nacional da França, antes de todos os jogos desse fim de semana.

Na França, o Paris Saint-Germain entrou em campo pela primeira vez desde os ataques hoje, jogando fora de casa contra o Lorient. Nas camisas do PSG, logo abaixo do escudo do clube, estavam impressas as palavras "Je Suis Paris." Fonte: Dow Jones Newswires

Pontos moeda