Esportes

Forçada a jogar em campo neutro, Palestina leva partidas para a Jordânia

Redação Folha Vitória

Ramallah - A Associação Palestina de Futebol (PFA, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira que escolheu a Jordânia como sede dos seus próximos jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, diante de Arábia Saudita e Malásia. Na quarta, a Fifa determinou que a seleção da palestina mandasse os jogos em campo neutro. Originalmente, estes dois confrontos estavam previstos para acontecer em solo palestino.

No entender da Fifa, os jogos não poderão acontecer em Ramallah por questões de segurança. No mês passado, o confronto entre palestinos e israelenses voltou a se acentuar e a Cisjordânia foi cenário de algumas dessas cenas de violência. A PFA disse que aceitou, sob pressão, jogar na Jordânia.

O jogo entre Palestina e Arábia Saudita, que estava inicialmente previsto para acontecer nesta quinta-feira, foi reprogramado para a próxima segunda, enquanto o confronto entre palestinos e malaios ocorrerá em 12 de novembro, para quando já estava previsto.

NOVELA - Na última terça-feira, a PFA emitiu comunicado para lamentar a decisão da Arábia Saudita de se recusar a jogar em Ramallah a partida que estava marcada para esta quinta e foi remarcada para a próxima segunda. O jogo seria o primeiro oficial da seleção da Palestina em seu território e só foi alterado para Ramallah pela Fifa quando a entidade máxima do futebol recebeu garantias de segurança, indo contra ao veto inicial dos sauditas, que temeram falta de condições de segurança e retaliações de Israel na passagem pelos postos de controle, uma vez que são os israelenses que controlam as entradas e saídas da Palestina. A Arábia Saudita argumenta ainda que não tem relações diplomáticas com Israel.

No último dia 21 de outubro, a Fifa autorizou a Palestina a sediar no seu território a partida da sua seleção nacional, no que então foi considerada uma vitória diplomática de Joseph Blatter, dias antes de o suíço ser suspenso por 90 dias pelo Comitê de Ética da entidade. Ele realizou negociações em Zurique após a federação saudita inicialmente se recusar a jogar em Ramallah, no dia 13 de outubro.

Naquela ocasião, as autoridades palestinas acusaram a Arábia Saudita de terem adotado uma cautela exagerada ao se recusarem a passar pelo território de Israel por questões de segurança para disputar o jogo. A Fifa originalmente mudou o palco do confronto para a Jordânia, mas depois voltou a partida para a Palestina após ter recebido garantias de segurança, que agora não existem mais.

O jogo é válido pelo Grupo A da segunda fase das Eliminatórias Asiáticas para o Mundial, liderado pela Arábia Saudita, com 12 pontos - a Palestina é a terceira colocada, com cinco. O primeiro colocado se classifica para a terceira fase do torneio classificatório, assim como os quatro melhores dos oito segundo colocados.

Pontos moeda