Esportes

Surfistas brasileiros encaram ondas gigantes em Nazaré neste domingo

Redação Folha Vitória

São Paulo - Com ondas acima de 12 metros, a melhor sessão da temporada do surfe de ondas gigantes ocorreu neste domingo na praia do Norte, em Nazaré, no litoral de Portugal. Estavam presentes os brasileiros Carlos Burle, Pedro Scooby, Maya Gabeira, Alemão de Maresias, o norte­americano Garrett McNamara, o britânico Andrew Cotton, o alemão Sebastian Steudtner, além de Hugo Vau, João de Macedo e Rafael Tapia.

"Foi super legal. Foi um dia de treino forte, o mar cresceu, ficou uns 40 pés de face, bem servido, com umas ondas grandes, volumosas. O problema é que o vento estava muito forte e as pranchas pulavam bastante, e isso dificultou o surfe da gente. Não foi fácil", explicou Burle, renomado surfista de ondas grandes.

Ele contou que o momento foi importante para testar os equipamentos. "Apesar das dificuldades, é isso que a gente procura para evoluir. Deu para experimentar algumas pranchas diferentes, acabei trocando de equipamento entre uma caída e outra, e me adaptei mais a uma prancha nova que estou usando agora, uma Gerry Lopez, muito boa, gostei dela bastante, porque é um equipamento sólido", disse.

O grupo vai continuar em Nazaré em busca de uma ondulação ainda maior e está aproveitando o tempo para treinar em um dos locais mais temidos pelos surfistas, pois Nazaré possibilita ondas superiores a 30 metros. "É uma onda excelente para quem gosta de ondas grandes treinar e evoluir, porque cria uma relação muito próxima e intensa com esse ambiente que a gente vive praticando", concluiu Burle.

Pontos moeda