Esportes

Chinesa convidada e Svitolina se garantem nas semifinais do Torneio de Zhuhai

Redação Folha Vitória

Zhuhai - A chinesa Shuai Zhang, convidada pela organização, e a ucraniana Elina Svitolina se tornaram nesta quinta-feira as duas primeiras classificadas às semifinais do Torneio de Zhuhai, na China, que também é chamado de WTA Elite Trophy. A competição reúne as 11 melhores tenistas do ranking mundial de 2016 dentre as que não se classificaram para o Masters da WTA, disputado na semana passada, em Cingapura.

A tenista da casa assegurou vaga nas semifinais ao vencer a húngara Timea Babos por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) e 6/4, conquistando a sua segunda vitória em dois jogos disputados até aqui no torneio.

Assim, Shuai Zhang assegurou a liderança do Grupo B da competição, com quatro pontos, enquanto Babos acumulou a sua segunda derrota em duas partidas e foi eliminada. Como na estreia já havia derrotado a suíça Timea Bacsinszky por duplo 6/1, a chinesa só precisava vencer quatro games na partida desta quinta para assegurar classificação, mas fez mais do que isso ao ganhar o jogo e avançar como líder de sua chave.

Além da derrota, Babos amargou um conflito com o público local, com o qual ficou revoltada por muitas vezes pelo fato de espectadores conversarem ou levantarem de suas cadeiras durante a disputa dos pontos, o que no tênis costuma atrapalhar quem está em quadra, pois é um esporte que exige silêncio e concentração para o melhor desempenho dos tenistas. Ela reclamou do fato de forma enfática na entrevista coletiva após o confronto, chegando a abandonar a conversar com os jornalistas antes do seu fim ao se irritar com algumas perguntas.

A ucraniana Elina Svitolina, por sua vez, assegurou classificação às semifinais ao passar pela russa Elena Vesnina por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Assim, também passou a contabilizar duas vitórias em dois jogos para ficar na ponta do Grupo D.

Já no outro jogo de simples disputado nesta quinta, a francesa Caroline Garcia superou a australiana Samantha Stosur por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, e jogará nesta sexta contra a britânica Johanna Konta em busca de uma vaga nas semifinais. Konta lidera o Grupo A, que tem justamente Garcia como vice-líder.

Pontos moeda