Esportes

Galiotte obtém mais de 50% dos votos e é confirmado novo presidente do Palmeiras

Redação Folha Vitória

São Paulo - Atual vice-presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte foi confirmado neste sábado como novo mandatário do clube. Candidato único e indicado pelo atual presidente, Paulo Nobre, ele precisava apenas ultrapassar a marca de 50% dos votos. Recebeu 1.639 votos dos 1.733 sócios que foram às urnas - 94 votaram em branco.

Maurício Galiotte assumirá o cargo em 15 de dezembro, após o término do Campeonato Brasileiro, e deve comandar o clube pelos próximos dois anos. Ele terá como vices os mesmos de Paulo Nobre (Genaro Marino, Antonino Jesse Ribeiro e Victor Fruges), além de José Carlos Tomaselli.

Esta será a primeira vez em 32 anos que um candidato concorre a um primeiro mandato presidencial sem oposição. Em 1984, Nelson Tadini Duque assumiu para o biênio 1985/1986. Mustafá Contursi foi reeleito duas vezes sem adversário entre 1994 e 1999.

A segunda votação direta da história alviverde com associados teve início às 10 horas. Maurício Galiotte esteve presente na sede do clube desde o início. Além dele, também participaram da eleição ex-presidentes como Arnaldo Tirone, Mustafá Contursi e Affonso Della Monica.

O novo mandatário é sócio do Palmeiras desde 1978 e chegou a fazer parte do time das categorias de base de futebol. Em 2001, foi eleito como suplente para o Conselho Deliberativo e, três anos depois, na gestão Mustafá Contursi, entrou para o conselho efetivo. Entre 2007 e 2008, foi diretor de esportes amadores da gestão Affonso Della Monica.

Nos dois anos seguintes, atuou como diretor social na gestão de Luiz Gonzaga Belluzzo. Entre 2013 e 2016, ocupou a primeira vice-presidência na diretoria encabeçada por Paulo Nobre antes. Neste sábado, ele foi eleito o 39.º presidente da história do Palmeiras.

Pontos moeda