Esportes

Fortaleza quer ter Rogério Ceni como treinador para o ano de seu centenário

Redação Folha Vitória

São Paulo - O novo presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, que assumiu o cargo nesta terça-feira, depois da renúncia de Luís Eduardo Girão por questões pessoais, confirmou ao Estado que o clube conversa com Rogério Ceni sobre a possibilidade de o ex-goleiro assumir o comando técnico da equipe cearense no próximo ano.

Desempregado desde que saiu do São Paulo, em julho, Rogério Ceni já conheceu as instalações do time cearense e sua eventual contratação é vista com otimismo nos bastidores da equipe, que busca um nome "de peso" para o ano de seu centenário.

Ainda não há um acordo com Rogério Ceni. O Fortaleza negocia com pelo menos outros dois técnicos. "Esperamos para sentarmos e oficializarmos uma oferta. Temos um teto salarial, mas cada um tem o seu valor e preferimos não abrir os números", disse o dirigente. A busca por um treinador para o time que garantiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, depois de oito anos, é vista como prioridade. De acordo com a presidência, a intenção é anunciar um comandante neste mês.

"Ceni é um grande nome, muito interessante pela história e pelo currículo. O que a gente precisa agora é verificar as necessidades dele e nossa possibilidade", disse Marcelo Paz ao Estado. "Precisamos de alguém que tenha um trabalho de campo qualificado, boa imagem e que saiba conduzir o time no dia a dia".

O nome de Rogério Ceni foi acionado no Fortaleza assim que Antônio Carlos Zago deixou o comando da equipe, em outubro. Amigo de Ceni, o preparador de goleiros do time cearense, Bosco, ex-reserva dele no São Paulo entre 2005 e 2011, foi quem forneceu o contato. A contratação de um nome "de peso" para o comando do time na próxima temporada é parte da estratégia do Fortaleza para o ano de seu centenário.

"Aproveitando o aniversário, queremos envolver mais o torcedor, nas bilheterias e no (programa) sócio-torcedor, além de termos uma equipe competitiva para a Série B", afirmou o presidente. "Temos consciência da dificuldade, mas queremos fazer uma boa campanha no Brasileiro do ano que vem e almejamos o acesso à Série A. Seria o grande presente à nossa torcida no ano do centenário do clube".

A visita de Rogério Ceni ao Fortaleza, na semana passada, intensificou as especulações por parte de torcedores de que ele poderia assumir o comando da equipe. Durante o passeio, o ex-goleiro se encontrou com Bosco e com diretores de futebol, que apresentaram ao técnico a estrutura do clube. Porém, nenhuma proposta oficial foi feita naquela ocasião. Ceni sabe, no entanto, que tem as portas abertas no time. Basta acenar positivamente.

Bosco se anima com a possibilidade de atuar novamente ao lado do parceiro, desta vez em uma comissão técnica. Rogério Ceni seria chefe de Bosco. "Trabalhar com pessoas de qualidade, de caráter, é sempre bom. Se tiver essa oportunidade de estar com ele de novo, será maravilhoso para mim e para o Fortaleza. E tenho certeza que para ele também. É um projeto ambicioso, mas que é possível. Seria bom".

Procurada pela reportagem, a assessoria de Rogério Ceni preferiu não fornecer informações sobre possíveis passos do ex-goleiro para 2018. Depois de sua demissão do São Paulo, em julho, o treinador retomou seu curso de técnico na Inglaterra.

PSG FOI SÓ SONHO - O pontapé inicial das comemorações do centenário do Fortaleza foi ambicioso: o clube diz ter negociado com o Paris Saint-Germain a possibilidade de o time francês fazer um amistoso na capital cearense neste ano. Porém, o projeto não foi adiante.

"Essa possibilidade esfriou", reconheceu o presidente Marcelo Paz. "Havia uma expectativa, o Governo do Estado estaria junto no projeto, por causa do apelo turístico, mas o custo seria alto e então não pôde acontecer. Mas ainda queremos fazer um grande evento, com a marca do centenário, e trazer uma equipe de nível mundial para jogar contra o Fortaleza", disse.

O sonho de enfrentar Neymar estava ligado às origens do clube. As cores da equipe, azul, vermelho e branco, foram escolhidas pelo fundador do Fortaleza, Alcides Santos, em homenagem à bandeira da França. O Paris Saint-Germain tem as mesmas cores.

Pontos moeda