Esportes

Guerrero tem cinco dias para recorrer de suspensão por suspeita de doping

O atacante Paolo Guerrero foi suspenso preventivamente por 30 dias pela Comissão Disciplinar da Fifa

O atacante rubro-negro Paolo Guerrero tem cinco dias para apresentar defesa e requerer uma contraprova para tentar desqualificar o resultado do exame antidoping que deu resultado positivo para uso de estimulante no jogo Argentina 0x0 Peru, em Buenos Aires, no dia 5 de outubro. Mas se a contraprova for positiva, Guerrero está sujeito a uma suspensão por quatro anos do futebol.

Com a suspensão provisória de 30 dias anunciada pela Fifa, ele não poderá jogar pela seleção peruana na repescagem da quinta vaga sul-americana na Copa da Rússia, em que o Peru enfrentará a Nova Zelândia em Wellington, no dia 11, e em Lima, no dia 15 deste mês.

Devido à punição, Guerrero não poderá jogar pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro, a partir de domingo (5), contra o Grêmio, e nas semifinais da Copa Sul-Americana contra o Junior Barranquilla, da Colômbia, que serão disputadas no fim deste mês. Guerrero não joga pelo clube desde que voltou do Peru, após as Eliminatórias Sul-Americanas, sob a alegação de uma lesão muscular. Ele deveria voltar ao time no domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

A substância encontrada na urina do jogador e que motivou a suspeita de domingo, é da classe S6 (estimulantes), conforme a classificação da Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês), mas não foi divulgado qual substância o exame detectou. Por enquanto, segundo a CBF, há um “resultado analítico adverso” no exame de Guerrero, o que levanta suspeitas de uso de substância proibida pelo jogador na partida com a Argentina.

Entenda o caso

A decisão foi confirmada em comunicado divulgado pela Federação Peruana de Futebol na tarde de sexta-feira (3). O jogador foi flagrado no exame antidoping após a partida entre Peru e Argentina, em 5 de outubro, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

"A FPF acata e respeita a decisão da Fifa e espera que logo se esclareçam os fatos e que se resolva definitivamente esse processo", informou a entidade do país. A CBF já havia confirmado mais cedo que Guerrero havia testado positivo, mas até agora ninguém informou qual foi a substância detectada no teste.

O presidente do controle de dopagem da CBF, Fernando Solera, concedeu entrevista ao SporTV e explicou a situação do centroavante do Flamengo. "O que existe no momento é um resultado analítico adverso para uma substância estimulante. Os estimulantes estão na categoria S6. Pode vir de uma medicação utilizada e aí não é um resultado positivo. Caiu por terra essa história de enviar a lista do que é administrado. O que está na lista da Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) não pode ser administrado, só se o jogador tem uma justificativa médica", disse.

O centroavante tem cinco dias para apresentar a defesa e tem o direito de solicitar uma contraprova. Caso o novo exame dê novamente positivo, Guerrero deve receber uma punição oficial da Fifa. Se a suspensão provisória for mantida, ficará de fora dos duelos da seleção peruana na repescagem por uma vaga ao Mundial da Rússia. A equipe enfrentará a Nova Zelândia nos dias 11, em Wellington, e 15 deste mês, em Lima.

Também não jogará pelo Flamengo nas semifinais da Copa Sul-Americana contra o Junior Barranquilla, da Colômbia, e em jogos do Campeonato Brasileiro deste período. O centroavante estava há 14 dias sem atuar pelo time rubro-negro, desde que voltou após ter defendido o Peru nas rodadas finais das Eliminatórias Sul-Americanas.

Na ocasião, o clube alegou que o centroavante se recuperava de um edema na coxa. Ele voltou a treinar na manhã desta sexta-feira e o time rubro-negro pretendia contar com ele no jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, neste domingo.

Pontos moeda