Esportes

"Sou capixaba e tenho time pra torcer": websérie retrata a paixão pelos times do Espírito Santo

Mesmo sem muita visibilidade comparados aos grandes clubes de projeção nacional, os times de futebol capixabas colecionam torcedores apaixonados

Foto: Divulgação

Todos os anos, diversos times capixabas entram em campo e, com eles, há sempre uma torcida que vibra, ri, chora e comemora cada vitória conquistada. Mesmo sem muita visibilidade, se comparados aos grandes clubes de projeção nacional, os times de futebol capixabas colecionam muitos torcedores apaixonados.

Inspirada por essa paixão, que em muitos casos atravessa gerações, a produtora Ventania irá lançar, no próximo dia 29, a websérie documental “Tenho time pra torcer”.

Num total de quatro episódios, que serão lançados nos dias 29 de novembro, 6, 13 e 20 de dezembro, a série irá mostrar a paixão e a devoção desses torcedores, contando histórias e momentos marcantes desse amor que, muitas vezes, atravessa gerações.

A obra nasceu da vontade de produzir uma série em que os personagens principais são os torcedores capixabas. “Segundo institutos de pesquisas, o percentual de torcedores do Estado que torcem para times capixabas não chega a 1%. Ainda assim, eles fazem valer o amor pelos seus clubes", afirmou a produtora Maria Grijó Simonetti. 

"O futebol é uma importante marca da cultura e da identidade do brasileiro e também do capixaba. Falar do esporte, da paixão dos torcedores e da história dos clubes, é falar da nossa história e da nossa identidade”, ressaltou.

Quatro diferentes times serão abordados a partir dos apaixonados pelos seus respectivos clubes. Partindo de uma pesquisa prévia, foram selecionados: Vitória F.C, Rio Branco A.C, Desportiva Ferroviária e Serra F.C. A transmissão será por meio do canal do YouTube da produtora Ventania.

“Abordando o amor que esses torcedores dedicam aos seus times, a série pretende reparar, de certa forma, a falta de representação do esporte praticado no Espírito Santo. Constatamos, na prática, que independente do clube ser grande ou pequeno, a paixão é a mesma”, destacou o diretor-geral da websérie, Diego de Jesus.

EPISÓDIOS

O primeiro episódio, que estreia dia 29 de novembro, relata o amor pelo futebol e pela Desportiva Ferroviária que envolve toda uma família e passa de pai para filhas. Os torcedores Alex e Letícia Amaral contam o que representa torcer para o time grená de Jardim América.

Foto: Divulgação

O segundo episódio será lançado em 6 de dezembro e terá como destaque o Rio Branco, conhecido como o time mais querido do Estado. A torcedora Lídia, dirigente da torcida Comando Alvinegro, fala sobre a atual situação do clube e sobre como é ser uma mulher torcedora.

Foto: Divulgação

O terceiro episódio, que estreia em 13 de dezembro, traz como protagonista do Vitória Futebol Clube, com destaque para os irmãos Lauro e outros integrantes da Sangue Azul, que falam sobre as situações que já passaram para acompanhar o alvianil de Bento Ferreira.

Foto: Divulgação

E no quarto e último episódio, os internautas vão conhecer um pouco mais sobre o Serra Futebol Clube, conhecido como Cobra Coral, e como os torcedores Alan e Willian vivem e demonstram seu amor pelo time serrano.

Pontos moeda