Esportes

Atleta capixaba é o segundo melhor brasileiro na Copa Brasil de Vela

O atleta do Iate Clube tem 20 anos e começou a competir aos 11. Ele recebeu a carta da Confederação Brasileira de Vela com a notícia de que ele sendo indicado para a equipe olímpica

Gabriel já é o terceiro do Ranking Brasileiro de Windsurf, recebeu a notícia com muito entusiasmo Foto: ​Divulgação

Jovens com potencial para tornarem-se atletas olímpicos estão se destacando no Estado. Um ótimo exemplo é o do competidor Gabriel Bastos que foi incluído na Equipe Olímpica Brasileira de Vela Jovem.

O atleta do Iate Clube do Espírito Santo tem 20 anos e começou a competir aos 11. Este mês recebeu a carta da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) com a notícia de que seu nome estava sendo indicado para a equipe olímpica.

Com essa recomendação, Gabriel passa a ser o segundo atleta mais jovem da equipe, com possibilidade de participar das Olimpíadas de Vela. Ainda com a indicação, ele poderá contar com a ajuda da CBVela nos seus treinamentos, assim como apoio na participação em campeonatos internacionais.

Gabriel, que já é o terceiro do Ranking Brasileiro de Windsurf, recebeu a notícia com muito entusiasmo. “Esperei muito por essa indicação e venho treinando bastante. Acredito que minha evolução está sendo produtiva”, contou.

O atleta do ICES já participou de aproximadamente 10 competições internacionais, mas revela que ainda tem muito a aprender. “Essa inclusão é muito importante para atletas mais novos como eu, pois a confederação cria uma equipe profissional misturando competidores mais experientes com os novos. Com isso aprendemos bastante. É muito gratificante participar dessa equipe e poder ficar perto de atletas que já sabem lidar melhor com a pressão, o tempo e as regras das competições”, revelou.

Atleta capixaba do ICES foi o segundo melhor brasileiro na Copa Brasil de Vela

O atleta do Iate Clube do Espírito Santo tem 20 anos e começou a competir aos 11 anos Foto: ​Divulgação

No sábado, dia 20, foram definidos os campeões da Copa Brasil de Vela, em Niterói-RJ. E o atleta capixaba do Iate Clube, Gabriel Bastos Pereira conquistou o terceiro lugar em sua categoria e ainda foi o segundo melhor brasileiro na Copa, em um campeonato de altíssimo nível.

O evento, realizado desde o dia 4 de dezembro, na praia de São Francisco, em Niterói, contou com a presença de brasileiros e estrangeiros que buscavam a tão sonhada vaga para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Diferente dos outros dias, quando as regatas foram disputadas nas futuras raias dos Jogos, dentro e fora da baía de Guanabara, neste sábado as finais foram feitas na enseada de São Francisco, bem próximas ao público.

A Copa Brasil de Vela contou com a presença dos melhores atletas do mundo de windsurf, inclusive o campeão olímpico de 2012, Dorian Van Rijsselberge. E quem esteve presente pode ver de perto grandes nomes do iatismo mundial como Robert Scheidt, Bruno Prada e a inglesa Marit Bowmeester, medalhista de prata na classe Laser Radial em Londres.

Pontos moeda