Esportes

FES divulga o calendário do Campeonato Capixaba de 2021

O formato de disputa será o mesmo das últimas duas edições. Competição tem início no fim de semana dos dias 27 e 28 de fevereiro

Foto: Rafael Brozeghini/ Rio Branco

Um dia depois do Rio Branco de Venda Nova conquistar o inédito título estadual, a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) divulgou nesta quarta-feira(30) o calendário oficial do Campeonato Capixaba da temporada de 2021. O Capixabão terá início no fim de semana dos dias 27 e 28 de fevereiro. Já a partida de volta da grande decisão do estadual está agendada para o dia 22 de maio.

Assim como nas edições de 2019 e 2020, o formato de disputa será as 10 equipes se enfrentando em turno único. Os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final da fase mata mata. Os confrontos desta fase serão definidos a partir do tradicional cruzamento "olímpico" (líder contra oitavo, vice-líder contra sétimo, e assim por diante). Por outro lado, os dois últimos colocados da fase classificatória serão rebaixados para a Série B de 2022.

O campeão capixaba do ano de 2021 garante uma vaga para a fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D de 2022, assim como para as primeiras fases da Copa do Brasil e da Copa Verde.

Os times que estarão na disputa da edição de 2021 do torneio são o atual campeão Rio Branco VN, o vice-campeão Rio Branco, o Vitória, o Real Noroeste, a Desportiva Ferroviária, o Serra, o Estrela do Norte e o São Mateus. Além dos recém-promovidos Vilavelhense e Pinheiros, que foram campeão e vice, respectivamente, do Estadual Série B 2020.

Pontos moeda