Esportes

"Foi uma honra", diz capixaba de 96 anos que sofreu único gol de Pelé no ES

O tento foi anotado no antigo estádio Governador Bley, em Vitória, contra a já extinta equipe do Santo Antônio, em amistoso na capital capixaba

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Montagem/Reprodução/Reprodução / Instagram

Campeão de três Copas do Mundo com a Seleção Brasileira, o Rei do Futebol Pelé morreu nesta quinta-feira (29), após um mês de internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O atleta marcou época no Santos e marcou mais de 1.200 gols na carreira, para ser mais exato, foram 1.281 gols.

Dessa marca, um dos tentos do Rei do Futebol foi marcado no Espírito Santo. O fato aconteceu no dia 28 de julho de 1965, em partida que aconteceu no extinto estádio Governador Bley, em Jucutuquara, contra o também extinto time de Santo Antônio. O local atualmente é o atual campus do Ifes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Naquela ocasião, o Santos do Rei Pelé disputou um amistoso contra a equipe capixaba, na única vez que ele pisou nos gramados do Espírito Santo. Ao lado dele, outros craques como Coutinho, Pepe, Doval e Mengálvio.

Foto: Reprodução TV Vitória
Trave do antigo Estádio Governador Bley, em Jucutuquara, atual campo do Ifes

LEIA TAMBÉM: PELÉ | Assista ao vídeo com gols incríveis e trajetória do Atleta do Século

No duelo, o Santos abriu o placar com Coutinho, mas o time capixaba fez jogo duro e empatou a partida com Ciro. Coutinho fez mais um gol na sequência e colocou o Santos novamente em vantagem. 

No segundo tempo, foi a vez da majestade deixar o dele e dar números finais à partida. Foi o primeiro e único gol do Rei no Estado, o 736º dele pelas contas oficiais.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Veja a música que Pelé fez em homenagem a Maradona

Goleiro capixaba relembra duelo em Vitória: assista ao vídeo abaixo

Quem estava presente naquela partida era o goleiro Adjalmo Francisco Teixeira, que defendia as cores do clube capixaba. Ídolo da Desportiva Ferroviária, ele fez história no futebol capixaba nas décadas de 1960 e 1970.

Em vídeo gravado para a reportagem do Folha Vitória, o ex-goleiro de 96 anos falou sobre as lembranças daquela partida no estádio Governador Bley, na capital. Confira abaixo a declaração de Adjalma Santos.

LEIA TAMBÉM: Neymar se despede de Pelé e agradece: 'Deu voz aos pobres, aos negros, ao Brasil'

"Para mim foi uma honra, porque foi o maior atleta do futebol de todos os tempos. Fico muito sentido com a morte do Pelé, ele foi um jogador muito famoso e completo, por isso ele tem o título de Rei. Foi um atleta de primeira categoria e eu tive o prazer de ser um dos goleiros a ser vazado pelo Pelé", afirmou Adjalmo.

Velório de Pelé será aberto ao público e acontecerá após posse de Lula

O corpo do ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, do maior jogador de futebol de todos os tempos, será velado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, onde ele encantou o Mundo.

O caixão do "Rei do Futebol" seguirá do Hospital Albert Einstein direto para o Estádio na madrugada de segunda-feira (2) e o caixão será posicionado no centro do gramado. A previsão é que o velório ao público tenha início às 10 horas.

LEIA TAMBÉM: Capixaba Richarlison lembra trajetória de Pelé no futebol: "Encantou o mundo"

A cerimônia seguirá até às 10 horas de terça-feira (3), quando será realizado o cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo até a Memorial Necrópole Ecumênica, para o sepultamento reservado aos familiares.

O “Rei do Futebol” estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro para um tratamento quimioterápico do tumor de colón, identificado em setembro de 2021.

Recentemente, a equipe médica também diagnosticou uma infecção respiratória, que vinha sendo tratada com antibióticos. Durante um período, Pelé apresentou resposta adequada e chegou a demonstrar uma melhora no estado de saúde.



Pontos moeda