Esportes

Morre Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos, vítima de câncer

O eterno “Rei do Futebol” estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro para um tratamento quimioterápico

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Instagram @pele

O futebol do Brasil e do mundo está em luto. O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu na tarde desta quinta-feira (29), aos 82 anos. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A filha do eterno "Rei do Futebol" fez um post no Instagram com uma homenagem ao pai. Veja:

Foto: iamkelynascimento | Instagram

O “Rei do Futebol” estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro para um tratamento quimioterápico do tumor de colón, identificado em setembro de 2021.

Recentemente, a equipe médica também diagnosticou uma infecção respiratória, que vinha sendo tratada com antibióticos. Durante um período, Pelé apresentou resposta adequada e chegou a demonstrar uma melhora no estado de saúde.

O perfil oficial de Pelé no Instagram também fez uma publicação em homenagem ao jogador. 

"A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que pacificamente faleceu no dia de hoje. Em sua jornada, Edson encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas: o amor. A sua mensagem em vida se transforma em legado para as futuras gerações. Amor, amor e amor, para sempre", escreveu.

Santos, primeiro clube de Pelé, decreta luto de sete dias

Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram
DOMICIO PINHEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
DOMICIO PINHEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
Reprodução / Instagram / @pele
Reprodução/Instagram @pele
Instagram | @pele

Em seu site oficial, o Santos lamentou a morte do jogador e decretou luto oficial de sete dias. Pelé foi o maior artilheiro do clube paulista. Com a camisa santista, ele participou de 1.116 jogos, fez 1.091 gols e ajudou a conquistar 45 títulos com a camisa santista.

"O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do melhor jogador de futebol de todos os tempos, o homem que levou o nome do Alvinegro Praiano para o mundo, nosso maior ídolo, que eternizou a camisa 10 e a transformou em obra de arte. Qualquer homenagem é pequena perto da grandeza de Edson Arantes do Nascimento, o nosso eterno Rei Pelé. É com imensa tristeza e pesar que o Clube decretou luto oficial de sete dias e a bandeira foi hasteada à meio mastro. Nossos sentimentos à mãe dona Celeste, à esposa Márcia Aoki, filhos e netos e para todos os apaixonados pelo esporte, como nós, súditos do Rei, para sempre", disse.

Nas redes sociais, o clube postou a foto da coroa e escreveu: "Eterno". Veja a publicação abaixo:

Richarlison relembra trajetória de Pelé

O capixaba Richarlison, que se destacou na Copa do Mundo deste ano e foi o autor do gol eleito como o mais bonito, se manifestou sobre a morte do Rei do Futebol´. 

Na publicação em uma rede social, o capixaba lembrou da trajetória do jogador e destacou os momentos especiais da carreira do eterno "Rei do Futebol".

"Hoje o futebol se despede do seu capítulo mais bonito. Do cara que encantou o mundo e mudou a história do jogo pra sempre. Você sempre será o maior, porque há 60 anos, com todas as dificuldades que enfrentava, já fazia o que alguns poucos conseguem fazer hoje em dia. O cara que dedicou seu milésimo gol às crianças e fez nosso país descobrir que podia muito mais. Você é e sempre será incomparável, Rei. Você é eterno! Obrigado e que Deus te receba de braços abertos", escreveu.

Casagrande lamenta morte de Pelé

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também usou as redes sociais para prestar sua última homenagem ao eterno camisa 10 da Seleção Brasileira de Futebol, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. 

O socialista relembrou a alegria dos títulos conquistados por Pelé ao longo de sua trajetória como jogador da Seleção.

"A alegria dos títulos mundiais, dos gols e dos dribles perfeitos, Pelé nos deixou nesta tarde. Para nós ficará sempre o sorriso e as lembranças de um atleta que tão jovem alcançou o lugar mais alto no mundo dos esportes", escreveu Casagrande.

Entenda o quadro de saúde do jogador

Pelé descobriu um câncer no intestino e vinha fazendo tratamento desde setembro de 2021 e, até por conta de sua imunidade mais baixa, o ex-jogador de futebol estava com a saúde muito prejudicada.

E após ser anunciado por meio da Folha de São Paulo que o ex-atleta não estava mais respondendo à quimioterapia e que estava em cuidados paliativos, durante esta quinta-feira, dia 29, foi anunciado que ele infelizmente morreu por conta de falência múltipla dos órgãos.

LEIA TAMBÉM: Pelé conviveu com rotina de internações nos últimos anos

De acordo com a Globo, Pelé que estava com 82 anos de idade não resistiu o quadro do câncer e da infecção respiratória que estava enfrentando e descansou. Vale lembrar que durante alguns jogos do Brasil na Copa do Mundo do Qatar, o ex-jogador de futebol recebeu algumas homenagens e até Galvão Bueno e Mbappé teriam pedido orações para ele anteriormente.

Pelé recebeu homenagem durante a Copa no Catar

Minutos antes da disputa entre Brasil e Camarões, na última sexta-feira (03), o rei Pelé foi homenageado no estádio Lusail. Na estrutura, foi exibida uma imagem do ex-jogador e uma frase em inglês “Get Well Soon”, e portugês, “Fique melhor logo”.

Na partida seguinte, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, após a goleada sobre a Coreia do Sul, os jogadores brasileiros mandaram forças ao eterno ídolo por meio de uma mensagem no banner.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Na ocasião, em seu perfil oficial no Instagram, Pelé fez questão de exibir o registro e agradecer as mensagens de carinho que estava recebendo.

Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado ao Catar por essa homenagem, e a todos que me enviam boas energias!”, disse o rei.

Com 1.281 gols, Pelé é o maior artilheiro da história do futebol

Ao longo da carreira, Pelé fez 1.281 gols reconhecidos pela Fifa, recorde que já dura quase 40 anos e parece ser praticamente impossível de ser quebrado.

De todos esses gols, o mais simbólico foi aquele que alçou Pelé a um outro patamar, como o primeiro a marcar mil vezes na carreira. Há 53 anos, em 19 de novembro de 1969, o "Rei do Futebol" escreveu mais uma vez seu nome na história do esporte ao converter uma cobrança de pênalti diante do Vasco.

LEIA TAMBÉM: Com 1.281 gols, Pelé é o maior artilheiro da história do futebol

Pontos moeda