Tradicional Volta da Taputera promete reunir dezenas de competidores

Esportes

Tradicional Volta da Taputera promete reunir dezenas de competidores

Velejadores se dividem em dois dias de provas, de acordo com as embarcações. Sábado é dia de prova para os profissionais da classe Oceano e domingo é a vez do Windsurf e dos Monotipos

A Volta da Taputera chega a sua 61ª edição neste fim de semana, dias 21 e 22 de março, com promessa de movimentar o mar da baía de Vitória. No ano passado, a competição contou com mais de 130 atletas e a expectativa para este ano é que o número de participantes aumente ainda mais nessa regata que é uma tradição do Iate Clube do Espírito Santo.

O evento náutico percorre aproximadamente 16 km da baía de Vitória e é realizado pelo ICES desde a década de 40, época de sua fundação e da descoberta da pedra submersa, que dá nome à regata. A Taputera, localizada no canal de Vitória a aproximadamente um metro e meio da superfície, foi encontrada na época da construção do Porto de Vitória. Seu nome vem do Tupiniquim (Itaputera) e significa pedra submersa. 

Foto: Divulgação

Durante a Volta, velejadores se dividem em dois dias de provas, de acordo com as embarcações. Sábado, 21, é dia de prova para os profissionais da classe Oceano e domingo, 22, é a vez do Windsurf e dos Monotipos.

De acordo com o diretor de Vela, Manoel Porto, esta é uma grande oportunidade para os admiradores do esporte e para os moradores de Vitória acompanharem a mais tradicional regata do Estado. “A Volta da Taputera permite que os capixabas acompanhem a regata bem de perto. O local da largada dos veleiros oceanos será a Praia de Camburi, proporcionando ao público ter uma boa visão do espetáculo. Outro ponto de acesso é no centro de Vitória, ao longo da avenida Beira Mar, afinal, boa parte do percurso é feito nesta área”, explicou. 

Programação

61ª edição da regata Volta da Taputera

Sábado 21/03

Classe Oceano
11:00h Largada em Jardim de Camburi, próximo a Ilha do Socó       

Domingo 22/03

Classe Monotipo       
11:00h Largada no píer do Iate Clube, na Praia do Canto