Esportes

Tradicional Volta da Taputera promete reunir dezenas de competidores

Velejadores se dividem em dois dias de provas, de acordo com as embarcações. Sábado é dia de prova para os profissionais da classe Oceano e domingo é a vez do Windsurf e dos Monotipos

A Volta da Taputera chega a sua 61ª edição neste fim de semana, dias 21 e 22 de março, com promessa de movimentar o mar da baía de Vitória. No ano passado, a competição contou com mais de 130 atletas e a expectativa para este ano é que o número de participantes aumente ainda mais nessa regata que é uma tradição do Iate Clube do Espírito Santo.

O evento náutico percorre aproximadamente 16 km da baía de Vitória e é realizado pelo ICES desde a década de 40, época de sua fundação e da descoberta da pedra submersa, que dá nome à regata. A Taputera, localizada no canal de Vitória a aproximadamente um metro e meio da superfície, foi encontrada na época da construção do Porto de Vitória. Seu nome vem do Tupiniquim (Itaputera) e significa pedra submersa. 

Foto: Divulgação

Durante a Volta, velejadores se dividem em dois dias de provas, de acordo com as embarcações. Sábado, 21, é dia de prova para os profissionais da classe Oceano e domingo, 22, é a vez do Windsurf e dos Monotipos.

De acordo com o diretor de Vela, Manoel Porto, esta é uma grande oportunidade para os admiradores do esporte e para os moradores de Vitória acompanharem a mais tradicional regata do Estado. “A Volta da Taputera permite que os capixabas acompanhem a regata bem de perto. O local da largada dos veleiros oceanos será a Praia de Camburi, proporcionando ao público ter uma boa visão do espetáculo. Outro ponto de acesso é no centro de Vitória, ao longo da avenida Beira Mar, afinal, boa parte do percurso é feito nesta área”, explicou. 

Programação

61ª edição da regata Volta da Taputera

Sábado 21/03

Classe Oceano
11:00h Largada em Jardim de Camburi, próximo a Ilha do Socó       

Domingo 22/03

Classe Monotipo       
11:00h Largada no píer do Iate Clube, na Praia do Canto  

Pontos moeda