Esportes

Cheio de baixas, França fecha lista de 23 para Eurocopa e descarta Sakho

Redação Folha Vitória

Paris - O técnico Didier Deschamps anunciou nesta terça-feira a sua lista final de convocados da França para a Eurocopa, que começa no próximo dia 10, em solo francês. E as duas principais novidades do grupo de 23 jogadores chamados são os defensores Adil Rami, do Sevilla, e Samuel Umtiti, do Lyon, chamados para preencher os lugares abertos por Raphael Varane, do Real Madrid, e Jeremy Mathieu, do Barcelona, ambos cortados da equipe nacional por motivo de lesão.

Rami foi chamado após ajudar o Sevilla a conquistar o tricampeonato da Liga Europa na temporada passada, enquanto Umtiti esteve presente no grupo do Lyon que ficou com o vice-campeonato do Campeonato Francês, vencido com sobras pelo Paris Saint-Germain.

O último a ser cortado da seleção foi Mathieu, no último sábado, sendo que Umtiti já estava em uma lista de reservas que poderiam integrar a seleção francesa em caso de corte de algum jogador. Rami, por sua vez, já havia sido chamado previamente por Deschamps e agora teve apenas o seu nome confirmado da lista final para a competição continental.

Já o zagueiro Mamadou Sakho, que figurava em uma pré-lista de 30 convocados, foi cortado do grupo derradeiro de 23 jogadores chamados. O atleta do Liverpool acabou sendo descartado mesmo após ter terminado de cumprir na semana passada uma suspensão provisória de 30 dias, que foi aplicada pela Uefa depois de ele ter sido reprovado em um exame antidoping realizado após partida válida pela Liga Europa, disputada em março, contra o Manchester United.

A França já conta com os desfalques de Karim Benzema e Mathieu Valbuena, pivôs de polêmica no ano passado - o atacante teria intermediado uma chantagem contra o meia, para evitar a divulgação de um suposto vídeo íntimo.

Na última segunda-feira, a França venceu Camarões por 3 a 2, em amistoso de preparação para a Eurocopa, e no sábado enfrentará a Escócia, em Metz, em seu último teste antes da estreia na competição, no dia 10 de junho, contra a Romênia, na partida que abrirá esta edição do torneio. Os franceses integram o Grupo A, que também conta com Albânia e Suíça.

Confira a convocação final da seleção francesa:

Goleiros - Hugo Lloris (Tottenham), Steve Mandanda (Olympique de Marselha) e Benoit Costil (Rennes).

Defensores - Samuel Umtiti (Lyon), Laurent Koscielny (Arsenal), Eliaquim Mangala (Manchester City), Adil Rami (Sevilla), Patrice Evra (Juventus), Bacary Sagna (Manchester City), Lucas Digne (Roma) e Christophe Jallet (Lyon).

Meio-campistas - Paul Pogba (Juventus), Blaise Matuidi (Paris Saint-Germain), Lassana Diarra (Olympique de Marselha), N'Golo Kante (Leicester), Yohan Cabaye (Crystal Palace) e Moussa Sissoko (Newcastle).

Atacantes - Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), Dimitri Payet (West Ham), Anthony Martial (Manchester United), Kingsley Coman (Bayern de Munique), Olivier Giroud (Arsenal) e Andre-Pierre Gignac (Tigres).

Pontos moeda