• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Tocha desembarcou em Brasília para início de revezamento que passará por 300 cidades

Esportes

Tocha desembarcou em Brasília para início de revezamento que passará por 300 cidades

O trajeto que a tocha olímpica percorrerá pelo Brasil tem ponto de partida na capital do País. Sete atletas e ex-atletas nascidos em Brasília vão conduzir o símbolo dos Jogos Olímpicos

O revezamento da tocha será encerrado na cerimônia de abertura da Olimpíada Foto: Divulgação/ Ministério do Esporte

A chama dos Jogos Olímpicos Rio 2016 desembarcou em Brasília na manhã da última terça-feira (3), com atraso de quase uma hora, para o início de um revezamento que passará por mais de 300 cidades de todo o país antes da cerimônia da abertura da Olimpíada, em 5 de agosto.

O avião que trouxe a chama da Suíça pousou às 7h25 na capital federal, com quase uma hora de atraso. O presidente do comitê organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, foi o encarregado de descer do avião levando o fogo olímpico, que foi aceso na semana passada em cerimônia em Olímpia, na Grécia.

Do aeroporto a chama seguiu para uma cerimônia de acendimento da tocha olímpica no Palácio do Planalto com presença da presidente Dilma Rousseff, que enfrenta processo de impeachment no Senado que pode resultar em seu afastamento do cargo antes do início da Olimpíada.

No primeiro dia de revezamento, a tocha passará por pontos da capital federal como a Catedral Metropolitana, o Memorial JK, Palácio do Itamaraty e Praça dos Três Poderes, e depois percorrerá o Brasil passando por mais de 300 cidades. A primeira carregadora da tocha no Brasil será a jogadora de vôlei Fabiana Claudino, bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012.

O revezamento da tocha será encerrado na cerimônia de abertura da Olimpíada, no Maracanã, em 5 de agosto.