Cavendish vence mais uma etapa da Volta da França, mas Sagan segue líder

Esportes

Cavendish vence mais uma etapa da Volta da França, mas Sagan segue líder

Redação Folha Vitória

Angers, França - Vencedor da etapa de abertura da Volta da França, o ciclista britânico Mark Cavendish faturou nesta segunda-feira a terceira etapa, finalizada na cidade de Angers. Cavendish superou o alemão Andre Greipel por pouco, com decisão no "photo finish" (tecnologia que permite definir o vencedor através de uma foto da linha de chegada), no final mais apertado da prova até agora.

Foi a segunda vitória do ciclista da equipe Dimension Data nesta prova, a 28ª da sua carreira na tradicional corrida francesa. Com o resultado, igualou-se ao francês Bernard Hinault como o segundo maior vencedor de etapas da Volta da França. Eles estão atrás somente do belga Eddy Merckx, com 34.

O fim do trajeto de 223 quilômetros entre Granville e Angers foi marcado pela emoção. Greipel, da equipe Lotto, estava à frente enquanto Cavendish acelerou nos metros finais para alcançá-lo. Ao cruzarem a linha de chegada, nenhum dos dois pilotos sabia quem era o vencedor. Greipel chegou a esboçar comemoração, sem sucesso. Somente com o recurso tecnológico foi possível descobrir que fora Cavendish o vencedor da etapa.

O francês Bryan Coquard, da Direct Energie, foi o terceiro colocado, chegando logo à frente do eslovaco Peter Sagan, da Tinkoff. Sagan, campeão mundial no ciclismo de estrada em 2015, vencera a etapa de domingo, assumindo a liderança geral da prova. Com o quarto lugar desta segunda, manteve a camiseta amarela.

O francês Julian Alaphilippe, da Etixx-Quick Step, ocupa o segundo posto geral, enquanto o espanhol Alejandro Valverde, da Movistar Team, é o terceiro colocado.

Depois de sofrer quedas nas duas primeiras etapas da competição, o espanhol Alberto Contador pôde enfim completar um trajeto sem maiores contratempos. Nesta segunda, ele foi o 77º colocado. No geral, é o 57º.

Nesta terça-feira, os ciclistas vão completar uma distância ainda maior, entre Saumur e Limoges. O trajeto tem 237 quilômetros.