Esportes

Cavendish vence mais uma etapa da Volta da França, mas Sagan segue líder

Redação Folha Vitória

Angers, França - Vencedor da etapa de abertura da Volta da França, o ciclista britânico Mark Cavendish faturou nesta segunda-feira a terceira etapa, finalizada na cidade de Angers. Cavendish superou o alemão Andre Greipel por pouco, com decisão no "photo finish" (tecnologia que permite definir o vencedor através de uma foto da linha de chegada), no final mais apertado da prova até agora.

Foi a segunda vitória do ciclista da equipe Dimension Data nesta prova, a 28ª da sua carreira na tradicional corrida francesa. Com o resultado, igualou-se ao francês Bernard Hinault como o segundo maior vencedor de etapas da Volta da França. Eles estão atrás somente do belga Eddy Merckx, com 34.

O fim do trajeto de 223 quilômetros entre Granville e Angers foi marcado pela emoção. Greipel, da equipe Lotto, estava à frente enquanto Cavendish acelerou nos metros finais para alcançá-lo. Ao cruzarem a linha de chegada, nenhum dos dois pilotos sabia quem era o vencedor. Greipel chegou a esboçar comemoração, sem sucesso. Somente com o recurso tecnológico foi possível descobrir que fora Cavendish o vencedor da etapa.

O francês Bryan Coquard, da Direct Energie, foi o terceiro colocado, chegando logo à frente do eslovaco Peter Sagan, da Tinkoff. Sagan, campeão mundial no ciclismo de estrada em 2015, vencera a etapa de domingo, assumindo a liderança geral da prova. Com o quarto lugar desta segunda, manteve a camiseta amarela.

O francês Julian Alaphilippe, da Etixx-Quick Step, ocupa o segundo posto geral, enquanto o espanhol Alejandro Valverde, da Movistar Team, é o terceiro colocado.

Depois de sofrer quedas nas duas primeiras etapas da competição, o espanhol Alberto Contador pôde enfim completar um trajeto sem maiores contratempos. Nesta segunda, ele foi o 77º colocado. No geral, é o 57º.

Nesta terça-feira, os ciclistas vão completar uma distância ainda maior, entre Saumur e Limoges. O trajeto tem 237 quilômetros.

Pontos moeda