Circuito Brasileiro de Bodyboarding. Guilherme Montenegro
Guilherme Montenegro está na disputa pelo título brasileiro (Foto: Rafael Silva)

A nova geração do bodyboarding brasileiro disputa, neste sábado (8) e domingo (9), a decisão do título nacional das categorias sub-14, sub-16 e sub-18. A etapa capixaba do Circuito Brasileiro acontece na Praia do Morro, em Guarapari.

São 80 atletas inscritos, representando seis estados do País: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraná e Ceará.

Os capixabas Guilherme Montenegro, da categoria sub-18, Kauã Raich e Iago Meira, ambos da sub-14, estão entre os candidatos ao título brasileiro da temporada.

Kauã Raich, bodyboarder indígena que representa a aldeia Caieiras Velha, em Aracruz, foi vice-campeão brasileiro da categoria em 2024. Agora, espera subir um degrau no pódio.”

“No ano passado, perdi por pouco. Desta vez, treinei ainda mais, mas onde moro não dá muita onda e complementei meu treinamento mergulhando no mar e correndo pela mata. Quero muito levar esse título para minha aldeia em Aracruz”, conta Kauã.

Kauã Raich
Kauã Raich (Foto: Heriberto Simões)

Na mesma categoria, Iago Meira trabalhou nos pontos que ele acredita que vão fazer a diferença na disputa pelo título. “Fiz a final da sub-14 no ano passado e percebi que com uma melhor estratégia e trabalho físico eu poderia chegar ao tão sonhado título brasileiro. Os últimos meses foram de preparação no CT Castelan e estou muito confiante”.

Um pouco mais experiente, Guilherme Montenegro pode sair de Guarapari mais perto do título brasileiro sub-18.

“Minha preparação vem desde o começo do ano, visando etapas do Mundial, do Estadual e do Brasileiro. Estou treinando na Praia do Morro desde a semana passada e as expectativas são as melhores possíveis. Espero fazer um bom resultado e partir para ser campeão brasileiro na última etapa”, contou.

Carioca Matheus Figueiredo está embalado

Entre os destaques de fora do Estado, o carioca Matheus Figueiredo chega embalado após vencer a segunda etapa do Circuito Estadual do Espírito Santo, mostrando técnica refinada e criatividade nas manobras.

Circuito Brasileiro de Bodyboarding. Matheus Figueiredo
O carioca Matheus Figueiredo é um dos favoritos ao título (Foto: Rafael Silva)

No feminino, as talentosas Melissa Souza (Rio das Ostras) e Sophia Veiga (Saquarema) prometem uma disputa intensa pela coroa brasileira Sub-18.

As demais categorias do Circuito Brasileiro 2025 — Open (Masculino e Feminino) e Sub-18 Masculino — terão seus campeões definidos na etapa final, em Búzios (RJ), entre os dias 4 e 7 de dezembro.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024