No início, era brincadeira de criança, surfando em frente de casa. Hoje, Bianca Simões, 19 anos, é considerada um dos destaques da nova geração do bodyboarding capixaba e brasileiro.
Representante da nova geração, ela vai prestar o seu “vestibular” das ondas no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, que acontece de 11 a 21 de setembro na praia de Jacaraípe, em Serra, no Espírito Santo.
O evento é a última etapa feminina do Circuito Mundial e vai definir as campeãs da temporada nas categorias profissional, pro júnior e master.
Primeira temporada somente como profissional
Bianca disputa a sua primeira temporada somente como profissional. Até o ano passado, ela competia na pro júnior.
“Eu comecei no bodyboarding aos 11 anos. Gostava de pegar minha prancha de isopor e surfar. Até que uma vez, meu pai me contou que existia uma mulher que era pentacampeã mundial de bodyboarding, daquilo que eu brincava. E me levou para conhecer o Instituto Neymara Carvalho. Desde então, eu estou no Instituto, aprendi a surfar, comecei a competir e continuo até hoje”, explica Bianca, que nasceu em Vila Velha.
A pentacampeã mundial a quem o pai da Bianca Simões se referiu é a também capixaba Neymara Carvalho, que comanda há 20 anos, ao lado dos instrutores do projeto, o Instituto Neymara Carvalho (INC), em Barra do Jucu, em Vila Velha, e é idealizadora e organizadora do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro.
Bianca viajou com Neymara para Portugal, onde disputa a etapa de Sintra do Circuito Mundial, a última antes do evento em Jacaraípe.
“As minhas expectativas para o Wahine são as melhores. Muito bom ter um campeonato em casa, em família, podendo contar com o apoio dos alunos do Instituto, dos familiares, dos meus amigos, em busca de uma boa performance”
Bianca Simões, bodyboarder capixaba
Esporte mudou a vida da jovem promessa
Bianca é cria do Instituto Neymara Carvalho e não esconde a emoção quando fala do projeto.
“Eu faço parte dessa família que é o Instituto. Entrei há oito anos. Tudo que eu tenho no esporte é graças a ele, aos ensinamentos que os treinadores do Instituto me passam. A paixão pelo esporte que o INC propaga. O amor por competir, por surfar, pegar boas ondas e a sensação de família mesmo. O Instituto é uma família. Eu sei que qualquer coisa que eu precisar, além do esporte, eles vão estar ali”, garante.
Primeiras conquistas entre as profissionais
Na temporada de 2025, Bianca, que soma títulos estaduais e nacionais, vem colecionando momentos especiais. Como o quinto lugar na etapa de Iquique, no Chile, no Circuito Mundial, e a vitória no Slab Bodyboarding Contest, desafio no Pico D2, na Praia da Costa, em Vila Velha.
“Comemorar o quinto lugar em Iquique foi a realização de uma das minhas metas deste ano, que era participar de uma quartas de final do Circuito Mundial. Fiquei muito feliz porque com essa colocação eu consegui entrar no top 8, que é o meu objetivo para o final do Circuito, de terminar entre as oito melhores do mundo. É fruto de muita dedicação, esforço, muito treino, abdicando de muitas coisas em prol do meu objetivo maior”, observa a bodyboarder, que completa.
“E vencer no D2 foi irado. Uma onda que desafia muito. Você precisa ler a onda, saber surfar, porque ela é perigosa, mas tem um potencial enorme. Foi uma vitória muito especial, em minha primeira participação no evento”.
Premiação total de R$ 250 mil
O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro terá 120 bodyboarders de mais de 10 países, com premiação total de 45 mil dólares (R$ 250 mil)
Juntamente com as categorias profissional, pro júnior e master, todas estas valendo o título mundial, serão realizadas categorias especiais: PCDs (amputadas, mastectomizadas e deficientes visuais), exclusiva no Wahine, sem contar pontos para o Circuito Mundial, e Mães&Filhos, celebrativa, sem caráter competitivo oficial.
Antes e ao longo do evento estão programadas ações, como aulão social, limpeza de praia e roda de educação ambiental.
Destaque, também, para o ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, conhecido como Ônibus Rosa, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo que tem como objetivo dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. E para a área kids, que será atração entre a criançada e a comunidade do entorno do campeonato, gratuita, no final de semana.
O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro está com inscrições abertas, que podem ser feitas no site oficial do IBC World Tour: www.ibcworldtour.com.