Final da Série B do Capixabão. Serra x Forte. Kleber Andrade. 11/10/2025
Forte foi vice-campeão da Série B e conquistou acesso inédito para o Capixabão. Foto: Henrique Montovanelli/FES

Caçula desta edição do Capixabão, o Forte Futebol Clube quer mostrar a que veio e se manter na elite do estado. O time de Castelo conquistou um acesso inédito na Série B do ano passado e disputa a primeira divisão pela primeira vez em 2026.

Fundado ainda com o nome de S.E.R. Castelense em 2006, o time não conseguiu obter muito sucesso no início da trajetória. Entre idas e vindas, disputou a Série B capixaba apenas quatro vezes: 2010, 2021, 2023 e 2025.

Chegou perto de subir para a elite do futebol capixaba em 2010, mas parou nas semifinais da Segundinha. Após um tempo de inatividade, voltou ao profissional em 2021, com o nome Forte Rio Bananal e atuando no município.

Mas o grande feito veio mesmo em 2025, com o nome atual: Forte Futebol Clube. De volta a Castelo, surpreendeu ao eliminar o tradicional Estrela do Norte na semifinal da Série B do ano passado e garantir o acesso inédito ao Capixabão 2026. Terminou a competição com o vice-campeonato diante do Serra.

Série B do Capixabão. Estrela x Forte. Sumaré. 04/10/2025
Forte eliminou Estrela vencendo por 2 a 1 na ida em Castelo e 1 a 0 na volta em Cachoeiro. Foto: André Luiz/Avision Comunicação

Em 2026, joga pela primeira vez o Capixabão com o objetivo de se estabelecer na primeira divisão do estado.

Temos plena consciência de que, neste momento, nossa luta não é na parte de cima da tabela. Por isso, estamos montando um elenco competitivo e responsável, com foco principal na manutenção da equipe na divisão, e não em disputar a chamada ‘primeira prateleira’.

Talles Nascimento, vice-presidente do Forte

Segundo o vice-presidente Talles Nascimento, o planejamento do clube é manter a responsabilidade financeira e aumentar os investimentos aos poucos, de forma segura e sustentável. Só então, os objetivos serão mais ambiciosos, visando colocar o Forte em novos patamares esportivos.

Técnico campeão do Capixabão

Para permanecer na elite em 2026, o Forte anunciou o técnico Charles de Almeida. Experiente no futebol capixaba, ele foi campeão estadual pelo Serra em 2018 e também conquistou a Série B pelo Rio Branco no mesmo ano.

Apesar de os trabalhos do Forte terem começado mais tarde que as outras equipes, o treinador destacou que a expectativa é a melhor possível.

A gente vem trabalhando forte e, com certeza, isso vai ser traduzido em campo de alguma forma. A gente sabe que a missão é difícil e que o Forte corre pelas beiradas. As outras equipes têm mais investimento, mas isso não quer dizer tudo. Isso se resolve dentro de campo nos 90 minutos”

Charles de Almeida, técnico do Forte

A grande estrela do elenco é o atacante Rael “Cruel”. Herói na conquista do acesso no ano passado, com cinco gols em nove jogos, o experiente jogador foi campeão capixaba com Charles de Almeida em 2018.

Série B do Capixabão: Linhares x Serra. Conilon. 27/09/2025
Rael comemora após fazer o gol da vitória do Forte contra o Estrela. Foto: André Luiz/Avision Comunicação

Rael também é conhecido pelo gol que deu a classificação do Serra para a segunda fase da Copa do Brasil em 2019, feito que nenhum clube capixaba conquistava desde 1994.

Forte nasceu para fortalecer o futebol em Castelo

Ainda como Castelense, o clube nasceu em 2006 em um período que o tradicional time da cidade, o Castelo FC, optou por não disputar competições oficiais. O então presidente Pedro Bernardo, conhecido como Pedro “Sabonete”, idealizou e fundou a equipe.

Na época, o foco era desenvolver as categorias de base em Castelo, dar oportunidades aos jovens e garantir a sequência do projeto esportivo.

A ambição pelo futebol profissional surgiu com mais força com a mudança de nome e de cidade em 2021, sob a gestão do presidente Pedro Arthur. Depois, o Forte voltou às suas raízes castelenses, mais uma vez com Pedro Sabonete na presidência e pretende ficar no município.

Temos interesse em permanecer no município de Castelo, entendemos que a cidade faz parte da identidade do clube e de sua história. Ao longo do tempo, o clube passou a ser adotado por torcedores locais, que hoje se identificam com as cores, o nome e o projeto esportivo desenvolvido”

Talles Nascimento

De onde surgiu o nome “Forte”?

Segundo os diretores do clube, o nome “Forte” foi escolhido para representar os pilares que o sustentam desde a sua fundação: resistência, união e determinação.

O nome foi escolhido para representar o período que o clube enfrentou adversidades e conseguiu se manter vivo e ligado às suas raízes. Também reflete o seu propósito de formação de atletas e cidadãos com base na disciplina, trabalho coletivo e caráter.

O Forte Futebol Clube carrega em sua nomenclatura a ideia de solidez institucional, tradição e compromisso com o desenvolvimento do futebol, especialmente no cenário regional e estadual.

Talles Nascimento

A escolha das cores azul e amarela simbolizam os mesmos valores de solidez e ligação com as raízes do clube, mas também olhando para o futuro. O azul simboliza a lealdade, a seriedade e o compromisso com o projeto esportivo, enquanto o amarelo representa a energia, a esperança e a busca constante por crescimento, vitórias e novos horizontes.

A base vem Forte

Equipe do Forte vice-campeã do Capixabão Sub-20 em 2025. Foto: Henrique Montovanelli/FES

Além do sucesso no profissional, o Forte mostrou a que veio também na base em 2025. O clube foi vice-campeão do Capixabão sub-20 no ano passado, eliminando o defensor do título Porto Vitória na semifinal e garantindo a vaga na Copa São Paulo de Futebol Jr. pela primeira vez.

Na Copinha 2026, teve uma vitória, um empate e uma derrota. Acabou eliminado na terceira colocação do grupo 4, com Sport, Mirassol e Linense.

Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.

Tabela do Forte na 1ª fase do Capixabão 2026

  • 1ª Rodada – Real Noroeste x Forte
    15/01 (quinta) às 19h
    Estádio Rochão, Águia Branca
  • 2ª Rodada – Forte x Capixaba
    18/01 (domingo) às 18h
    Estádio Almiro Ofranti, Vargem Alta
  • 3ª Rodada – Porto Vitória x Forte
    21/01 (quarta) às 18h30
    Estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
  • 4ª Rodada – Rio Branco de Venda Nova x Forte
    25/01 (domingo) às 15h
    Estádio Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante
  • 5ª Rodada – Forte x Serra
    28/01 (quarta) às 18h
    Estádio Emílio Nemer, Castelo
  • 6ª Rodada – Vilavelhense x Forte
    01/02 (domingo) às 10h
    Estádio a definir
  • 7ª Rodada – Forte x Vitória
    04/02 (quarta) às 21h
    Estádio Emílio Nemer, Castelo
  • 8ª Rodada – Rio Branco x Forte
    07/02 (sábado) às 16h
    Estádio Kleber Andrade, Cariacica
  • 9ª Rodada – Forte x Desportiva
    12/02 (quinta) às 20h
    Estádio Emílio Nemer, Castelo
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.