
A segunda edição do Campeonato Brasileiro Interclubes de Beach Sprint acontece de sexta-feira (28) a domingo (30) na Curva da Jurema, em Vitória. entre os dias 28 e 30 de novembro, em Vitória (ES)
A competição é um marco importante para o desenvolvimento do remo costal (ou remo de praia), modalidade que, pela primeira vez, fará parte do programa dos Jogos Olímpicos Los Angeles-2028.
Ao todo, 12 clubes estão confirmados no campeonato em Vitória: Aldo Luz (SC), América (SC), Botafogo (RJ), Flamengo (RJ), Grêmio Náutico União (RS), GPA (RS), Martinelli (SC), Paulistano (SP), Saldanha da Gama (ES), Sport Recife (PE) e Team Beach Sprint (RS), além do anfitrião, o Álvares Cabral.
O que é o remo de praia
O remo de praia (ou remo costal) é uma versão do remo tradicional (ou remo olímpico) praticada na praia.
A modalidade da disputa em Vitória é o “beach sprint”, um formato no qual a prova começa com uma corrida de 50 metros na areia, seguida por uma remada de 250 metros em zigue-zague por boias no mar em formato de duelo e, por fim, um sprint final de volta à areia, finalizando a prova.
Os barcos são mais curtos e robustos em relação ao remo olímpico e o público acompanha a prova mais de perto.
Capixaba é um dos melhores do País
Três atletas que representaram o Brasil no Mundial de Antalya, no último mês de outubro, também vão competir em Vitória: David Souza, quinto colocado no individual; Thalita Rosa, que alcançou às oitavas de final; e o capixaba Vangelys Reinke, que iniciou no remo olímpico do Saldanha da Gama, defendeu o Álvares Cabral por uma temporada e desde 2013 é um dos principais nomes do Flamengo.
Natural de Vila Velha e medalhista de bronze no Mundial de 2019 no dois-sem peso leve (junto com Emanuel Borges), Vangelys tem 34 anos e é remador da seleção brasileira de remo de praia.
“O remo de praia é uma prova de curta duração, mais fácil de visualizar o tempo inteiro, tem que a transição da corrida até a entrada do barco. Isso aproxima mais o público. Me identifico muito com o remo de praia, primeiro porque eu já era apaixonado por praia e também porque uma das minhas primeiras profissões foi ser guarda-vidas. Quando eu comecei a ver algo sobre o remo de praia, eu falei ‘tenho que fazer isso'”, conta Vangelys.

A nova modalidade abre também portas para um novo sonho: disputar a Olimpíada de Los Angeles-2028.
Este ano o Flamengo formou a equipe de remo de praia e está sendo um grande sucesso. O objetivo é chegar em Los Angeles-2028 e, quem sabe, trazer a primeira medalha olímpica para o remo”.
Vangelys Reinke, remador da seleção brasileira
Vitória vai virar a casa do remo de praia brasileiro
O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR), em parceria com a Federação de Remo do Espírito Santo (Feares), o Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
A escolha de Vitória como sede da competição é um teste final para a aprovação da capital do Estado como futuro Centro de Treinamento (CT) permanente da seleção brasileira de remo de praia.
“Vitória tem uma vocação natural para esportes de praia. E tem tudo para ser um dos grandes polos do remo costal no Brasil. Além disso, os atletas capixabas têm a característica de serem velozes, o que é fundamental nessa modalidade. Muito em breve, teremos grandes nomes do remo de praia aqui do Espírito Santo”, destaca o presidente da Feares, Gilson Armondes, o China.
Destaque nacional no remo olímpico e no remo de praia, Vangelys Reinke não tem dúvidas de que a nova modalidade chegou pra ficar.
“O remo de praia tem tudo pra estourar no Brasil. A gente já tem característica de gostar e fazer bem os esportes de praia. A questão vai ser aumentar a produção nacional do equipamento pra ampliar o número de praticantes. Aconteceu isso com o va’a, com o beach tennis, com o futevôlei e o remo de praia tem que seguir esse caminho”, aponta o atleta.
Vangelys também aposta no Espírito Santo como celeiro de talentos do remo de praia.
O Espírito Santo sempre teve representantes na seleção brasileira de remo e, em termos de remo de praia, é um dos estados que tem melhor clima para praticar o ano inteiro e praias com diferentes ondulações e umas próximas às outras, o que facilita ainda mais o desenvolvimento do remo costal.”
Vangelys Reinke, remador da seleção brasileira
A competição terá transmissão ao vivo das semifinais e das finais pela Time Brasil TV. No sábado, as provas serão exibidas a partir das 10h15 (horário de Brasília). Já no domingo, as disputas pelas medalhas de ouro têm início às 9 horas.
Campeonato Brasileiro de Remo Costal
- Quando: sexta-feira (28) a domingo (30)
- Horário: a partir das 8 horas
- Local: Curva de Jurema (em frente à Praça da Ciência), em Vitória
- Entranda: gratuita
- Transmissão: Time Brasil TV