
O Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira (3), às 21h30, para enfrentar o Atlético-MG, quatro dias após a perda do título da Libertadores para o Flamengo. O jogo é válido pela penúltima rodada do Brasileirão e pode manter viva a esperança alviverde de conquistar o título brasileiro em 2025.
A situação é complicada e só um “milagre” mantém o Verdão com chances. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol, o Palmeiras tem apenas 2,8% de chances de levantar o troféu ao final da última rodada.
E para isso acontecer, primeiro o time do técnico Abel Ferreira precisa vencer o Atlético-MG na Arena MRV nesta quarta-feira, em jogo atrasado da 34ª rodada.
Ainda assim, o Brasileirão só não será decidido nesta noite caso o Flamengo não vença o Ceará no Maracanã, também às 21h30.
Do que o Palmeiras precisa para ser campeão brasileiro
O Fla lidera o Brasileirão com 75 pontos, cinco a mais do que o Palmeiras. Assim, o Verdão precisa vencer os seus dois jogos e secar o rival, que só poderia somar, no máximo, um ponto nos dois jogos restantes da competição.
Neste caso, os dois times chegariam aos mesmos 76 pontos ao final da última rodada do Brasileirão, mas o Palmeiras seria campeão porque teria uma vitória a mais (23 contra 22), primeiro critério de desempate.
Qualquer outra combinação dá o título ao Flamengo, que vai levantar a taça nesta quarta-feira caso vença o Ceará, seja qual for o resultado dos palmeirenses diante do Galo.
Cenário para o Palmeiras ser campeão do Brasileirão
- Duas vitórias do Palmeiras: será campeão brasileiro caso o Flamengo some, no máximo, só mais um ponto nas duas últimas rodadas