Quatro dos cinco Campeonatos Estaduais de futebol de base disputados em 2025 tiveram o mesmo campeão: o Porto Vitória. O que já seria curioso fica ainda mais impactante ao saber que isso não aconteceu pela primeira vez.
Campeão de quase tudo na base em 2025 — a exceção foi o Capixabão Sub-20, vencido pelo Rio Branco —, o Porto venceu as últimas três edições dos Estaduais das categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17: em 2023, 2024 e 2025.
Afinal, o que tem na água do Porto Vitória que transformou um clube que tem apenas 11 anos de fundação em uma potência nas categorias de base do futebol capixaba?
Galeria de títulos estaduais do Porto Vitória:
- Sub-11: 2022, 2023, 2024 e 2025 (4)
- Sub-13: 2022, 2023, 2024 e 2025 (4)
- Sub-15: 2016, 2018, 2021, 2023, 2024 e 2025 (6)
- Sub-17: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2021, 2023, 2024 e 2025 (9)
- Sub-20: 2024 (1)
Zagueiro é o maior caso de sucesso do Porto Vitória
Fundado em 2014, o Porto Vitória atuou somente nas categorias de base até 2021, quando se profissionalizou. No futebol profissional, conquistou seu primeiro título no ano passado, com a conquista da Copa Espírito Santo. Em 2025, disputou pela primeira vez uma competição nacional, sendo eliminado na fase de grupos da Série D do Brasileiro.
Se o projeto no futebol profissional ainda está no seu início, no futebol de base a força do clube já está consolidada, com títulos nas categorias de formação e também com jogadores emprestados ou vendidos para equipes de grandes centros.
O maior caso de sucesso é o zagueiro Natan, 23 anos, recém-contratado pelo Betis, da Espanha, por cerca de R$ 57 milhões. Da base do Porto Vitória, ele foi para o Flamengo e, depois, para o Red Bull Bragantino e Napoli-ITA, antes de chegar ao clube espanhol.
Desvendando o segredo do Porto Vitória
O Porto venceu nove das últimas 10 edições do Capixabão Sub-17. É a penúltima categoria antes do profissional.
A reportagem do Folha Vitória acompanhou um treino do time sub-17 do Porto Vitória durante a semana, no campo de futebol em Chácara Parreiral, em Serra. Lá, encontrou uma comissão técnica completa, com treinador, auxiliar técnico, preparador físico, treinador de goleiros e massagista. O formato é replicado para todas as categorias do clube, com comissões diferentes para cada equipe.
Fora das quatro linhas, o clube ainda oferece psicólogo, nutricionista, pedagoga e assistente social. O Porto Vitória é o único clube do Estado com o certificado de clube formador emitido pela CBF.
“Nosso diferencial é a infraestrutura dentro e fora de campo. Todos os técnicos têm as licenças da CBF, temos psicólogo, assistente social, pedagoga, nutricionista e todo um corpo técnico para que a gente possa desenvolver o atleta de forma completa. Além de alojamento com cinco refeições por dia. Nós cumprimos todas as exigências da CBF para obter o certificado de clube formador, que nos conduz para ter excelência na formação dos atletas”, destaca o presidente do clube, Vinicius Coelho.
De família empresarial, com atividades nos ramos de publicidade e de saúde, Vinicius e o pai, Maely Coelho, enxergaram um espaço no futebol capixaba que não vinha sendo ocupado com excelência: a formação de talentos.
Hoje, o Porto Vitória é referência e atrai jogadores não somente do Espírito Santo, mas também do Sul da Bahia e de Minas Gerais, entre outras praças. O clube ainda busca parcerias com grandes clubes do Brasil e do exterior.
“O próximo desafio é construir o nosso CT, um centro de treinamento de alto rendimento no futebol nos parâmetros dos principais clubes do Brasil. E continuar conquistando as principais competições e fornecer atletas para os grandes clubes. Este é o nosso desafio”
Vinicius Coelho, presidente do Porto Vitória
Metodologia da formação ao alto rendimento
No final do primeiro semestre, o Porto Vitória contratou Próspero Paioli para assumir a coordenação do futebol de base. Com experiência em grandes clubes como Vasco, Cruzeiro e Corinthians, ele vê o clube capixaba no caminho para alçar grandes voos.
“O Porto Vitória tem uma metodologia muito bem construída, com pilares importantíssimos. O Porto Vitória vai desde a sua escola de futebol, passando pelas formações de iniciação, dos oito aos 10 anos; a formação de desenvolvimento, dos 11 aos 14 anos; e a formação do alto rendimento, dos 15 aos 20 anos, além da equipe profissional. O Porto Vitória já nasceu vitorioso em função de todos os seus processos muito bem delineados, entre eles, a metodologia que faz com que o Porto Vitória seja hoje a grande referência e o principal clube formador de atletas do Espírito Santo”, explica Paoli.
Sub-17 vai enfrentar Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG
Campeão estadual sub-17 pela nona vez nos últimos 10 anos, o Porto Vitória vai disputar, de 1º a 14 de dezembro, a 3ª Super Copa Capital, em Brasília (DF). A competição tem a participação de Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo e Santos.
Treinador do time sub-17, Gustavo Sena destaca a importância de o clube adotar uma metodologia única de trabalho para todas as categorias de base.
“Nós temos uma metodologia única, que vai do sub-11 ao profissional, que facilita o processo de transição de categoria para categoria. Então, por exemplo, o jogador que sai do sub-15 e vem para o sub-17 já está completamente alinhado ao que o clube quer de movimento coletivo e individual. É possível a gente formar jogadores sendo campeão. E este é o objetivo do Porto”, avalia Sena.
E o que pensam os jogadores? Campeões estaduais da categoria este ano, os jogadores do time sub-17 destacam o trabalho do dia a dia como receita do sucesso do Porto Vitória na base.
“O que é diferente na gente é o trabalho, é o nosso dia a dia. É o foco da comissão, é o foco dos atletas, é a estrutura do clube. A gente joga feliz aqui”, conta o zagueiro Estêvão, 15 anos, campeão da Copa Espírito Santo do ano passado e do Estadual deste ano.
Artilheiro do Estadual Sub-17 com 14 gols em 11 jogos, o atacante Brendo está no clube há um ano e conquistou o seu primeiro título.
“Aqui tem muitos jogadores com muita técnica, só tem jogador fera. Aqui é uma família. Todo dia a gente é feliz aqui dentro. Cada dia que eu acordo, já penso ‘caraca, tô no Porto Vitória’. Tô muito feliz aqui”
Brendo, atacante do Porto Vitória
Desde os nove anos no Porto Vitória, Pedro, 16 anos, destaca a determinação do grupo.
“Tô aqui desde os nove anos. A gente ia jogar contra os outros times e ninguém conhecia. Hoje, a gente entra em campo e os adversários já ‘Opa, é o Porto Vitória!’. É um time que vem crescendo e vem evoluindo bastante”, conta.