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Patrocinadores da Copa pressionam Fifa após denúncias

Patrocinadores da Copa pressionam Fifa após denúncias Patrocinadores da Copa pressionam Fifa após denúncias Patrocinadores da Copa pressionam Fifa após denúncias Patrocinadores da Copa pressionam Fifa após denúncias

São Paulo – Preocupados com sua imagem, os maiores patrocinadores da Copa do Mundo colocam pressão sobre a Fifa para que solucione as polêmicas em relação à corrupção que assola a entidade. A reportagem obteve confirmação de diversos dirigentes da entidade que reconhecem que as grandes multinacionais têm pedido que os casos de corrupção sejam solucionados rapidamente.

Neste ano, a Fifa terá uma receita de mais de R$ 10 bilhões por conta da Copa do Mundo, a maior da história. Metade vem justamente dos grandes patrocinadores, como Adidas, Sony e Coca Cola.

Em uma declaração que revela o grau de preocupação, a gigante Adidas admitiu no último sábado que os escândalos estão criando uma imagem negativa para as multinacionais. “O tom negativo do debate público sobre Fifa não é nem bom para futebol e nem para a Fifa e nem para seus parceiros”, afirmou, em um comunicado.

Nos últimos dias, revelações sobre como cartolas da entidade estiveram envolvidos em troca de votos, negociações comerciais e outros escândalos envolvendo a Copa do Catar em 2022 voltaram a colocar a Fifa no centro de uma tormenta.

Em sua edição deste domingo, o jornal Estado de S. Paulo revela como o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira mantinha relações estreitas com Mohamed Bin Hammam, suspeito de ser o operador da propina do Catar.

Nesta segunda-feira, o investigador escolhido pela Fifa para apurar as denúncias relacionadas ao Catar, Michael Garcia, entrega em São Paulo seu informe para a entidade. Mas seu conteúdo apenas será conhecido em seis semanas, depois da Copa.

Para a Adidas, esse informe precisa dar respostas. “O relatório deve ser enviado ao Comitê de Ética da Fifa”, indicou a empresa. “Estamos confiantes que o assunto está sendo tratado como prioridade”, apontou. “A Adidas tem longo tempo de sucesso com a Fifa e queremos continuar isso”, completou.

A multinacional alemã fechou um acordo para continuar patrocinando a Fifa e as Copas do Mundo até 2030. Para 2014, a esperança é a de obter uma receita de US$ 2 bilhões graças ao Mundial no Brasil.

Suellen Araújo

Repórter

Formada pela Faculdades Integradas Hélio Alonso ( FACHA-RJ), com experiência em assessoria de imprensa, mídias sociais e televisão.

Formada pela Faculdades Integradas Hélio Alonso ( FACHA-RJ), com experiência em assessoria de imprensa, mídias sociais e televisão.