Lorenzo Lyrio viralizou com discurso: "Vamos pra cima dos caras". Foto: Reprodução/ redes sociais
Lorenzo Lyrio viralizou com discurso: "Vamos pra cima dos caras". Foto: Reprodução/ redes sociais

O pequeno Lorenzo Lyrio dos Santos, de 9 anos, mostrou que tem postura de gente grande dentro de campo. O jogador do time sub-9 do Cariacica Esporte Clube viralizou no discurso motivacional que deu no intervalo da final do Festival Gurizada, quando seu time já vencia por 3 a 0.

O Cariacica venceu a decisão por 4 a 1 e conquistou o bicampeonato do torneio, um dos mais importantes do futebol de base soçaite no Espírito Santo. A final foi disputada no dia 15 de janeiro.

Leia também:

Rio Branco teve segundo maior público da 1ª fase da Copa do Brasil; veja os números

Rio Branco de Venda Nova já sabe quem vai enfrentar na 2ª fase da Copa do Brasil; veja

Discurso de capitão

O menino chamou a atenção de seus companheiros para motivá-los para o segundo tempo. Um dos capitães da equipe, ele pediu para o time esquecer a larga vantagem e “partir pra cima dos caras”.

“Tá 3 a 0 para nós, mas não significa nada. Pensa que tá a 0 a 0. Ainda tem o segundo tempo todo pra jogar. Vamos pra cima dos caras. Vamos meter mais! A gente consegue”, cobra Lorenzo.

O goleiro do Cariacica, Bento Tapias, de 9 anos, também motivou seus companheiros em meio ao discurso de Lorenzo. Ele deu uma “dura” nos amigos, dizendo “é pra marcar gol, não é pra ficar de brincadeirinha não”, e foi outro jogador que conquistou a internet.

O vídeo do discurso motivacional atingiu mais de 1,7 milhão de visualizações no perfil do time.

Veja o discurso de Lorenzo

Sucesso inesperado pela família

O vídeo do discurso motivacional de Lorenzo conquistou a internet, sendo inclusive republicado por outros portais.

A mãe do menino, Elaine Lyrio, contou que o sucesso do vídeo era inesperado e que o filho está “encantado” com a repercussão.

“Estou fazendo sucesso. Estou ficando famoso”, é o que diz o pequeno jogador para a mãe.

Lorenzo Lyrio é capitão e um dos principais jogadores do time sub-9 do Cariacica (Foto: Viviane Azevedo)

Elaine afirmou que o Lorenzo que aparece no vídeo é o mesmo do dia a dia. Segundo a mãe, o menino tem a mesma personalidade forte do vídeo: costuma motivar e chamaros seus companheiros de time a todo momento.

“Ele ama jogar futebol e se entrega muito. É um menino muito dedicado”, disse Elaine.

Já o pai do goleiro Bento, Felipe Tapias, contou que o discurso saiu naturalmente e também se sentiu surpreso com a repercussão. Ele destacou que o filho também tem o perfil de motivar os colegas de time.

“Ele tem esse jeito meio ‘bravão’ mesmo. Pessoal fala que ele parece que tem 30 anos. Todo mundo ali é muito amigo e se dá muito bem”, brinca Felipe.

Bento Tapias foi eleito melhor goleiro da competição. Foto: Viviane Azevedo

Cariacica Esporte Clube

Surgido de um projeto social que atende a comunidades carentes em Cariacica, o Cariacica Esporte Clube foi criado por dois sócios: Jhonatan Alvarintho e Douglas Papa. O clube tem equipes de Fut 7 das categorias de base do sub-6 ao sub-14, com um total de 180 atletas.

No ano passado, conquistou seis dos oito títulos disputados com a equipe dos nascidos em 2016, time de Lorenzo e Bento. Neste ano, venceu os dois torneios que disputou.

Um deles foi justamente o Festival Gurizada, disputado no dia 25 de janeiro, no bairro Alecrim, em Vila Velha.

Avaliação no América-MG

Alguns dos jogadores do Cariacica foram selecionados para uma avaliação no América-MG no ano passado. Lorenzo estava entre eles.

“É um menino fantástico, todo treinador gostaria de ter na equipe. Ele tem a melhor batida na bola em todo o Espírito Santo na categoria dele. É muito dedicado, se entrega muito e tem um coração enorme”, elogiou um dos sócios do Cariacica, Douglas Papa.

A mãe do jovem craque conta que ficou emocionada com o contato com o América-MG. Lorenzo passou por dois períodos de avaliação, assim como outros jogadores do Cariacica, após o desempenho na Copa Richarlison no ano passado, visto por um olheiro do clube.

O menino treinou com em Belo Horizonte com o Coelho em julho e voltou para mais uma etapa de monitoramento em dezembro. O clube mineiro convidou Lorenzo para voltar em 2025.

“A maior emoção da minha vida foi quando ele nasceu. A segunda foi quando foi aprovado no América-MG. É uma emoção fantástica”, revela a mãe.

(*) Texto sob a supervisão do editor Flávio Dias

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.