
A personal trainer Alê Junqueira, 47 anos, completou na madrugada de domingo (6) os 108km do circuito Caminhos da Sabedoria, em Ibiraçu, em 17 horas de desafio.
Ela superou a previsão de fazer o percurso em 22 horas. O desafio começou às 9 horas do sábado, na Igreja Matriz de São Marcos, e terminou às 2 horas da madrugada do domingo, no Santuário Nossa Senhora da Saúde.
“Foi desafiador, foi dolorido, foi transformador. Mas se essa jornada inspirar uma única mulher a acreditar em si, cada passo valeu”, comemorou Alê.
Dores e superação no percurso
O percurso do Caminhos da Sabedoria é desafiador. Além da extensão, há muitas ladeiras e trilhas, com terreno irregular e escorregadio em vários trechos. A partir do 40º quilômetro, Alê ainda precisou conviver e superar dores na panturrilha esquerda.
“É superação mesmo. Em alguns momentos, é a mente que manda. Foram cinco meses de preparação, mas lesões podem acontecer a qualquer momento. Alternei momentos de corrida e de caminhada. Como a preparação foi bem feita, mesmo com as dores foi possível completar”, contou.
Foi durante a noite que a equipe de suporte percebeu que o tempo total do desafio ficaria abaixo da expectativa.

No percurso, além da equipe de apoio e do guia, Alê também teve o suporte de uma equipe da Defesa Civil de Ibiraçu, no período da noite. Ela fez uma parada rápida para troca de roupa na casa de uma família, na comunidade de São Benedito.
“A recepção foi incrível. Pude trocar de roupa pra aguentar a parte final e também renovei ali as energias com tanto carinho. Por volta da meia-noite, me avisaram que chegaríamos muito antes do previsto. Ficamos surpresos e animados”, lembrou.
Atenção à saúde da mulher
Personal e treinadora de corrida, Alê Junqueira encarou o desafio com o objetivo de atrair a atenção para a saúde das mulheres. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2025, 68% dos brasileiros estão com excesso de peso — 31% com obesidade e 37% com sobrepeso.
“Eu ouço, todos os dias, mulheres dizendo que não conseguem se cuidar, duvidando da própria capacidade de iniciar uma atividade física regular, seja a corrida ou outra atividade. E eu quis mostrar que sim, elas podem sim. Não precisa correr 108km. Precisa dar o primeiro passo. Espero que o meu desafio inspire a dar este primeiro impulso. Se isso acontecer, o objetivo terá sido cumprido.”
Próximo desafio
Em 2024, Alê correu de Vitória a Marataízes, comum total de 120km, divididos em quatro dias. Agora, depois de completar também o Caminhos da Sabedoria, a personal já pensa no próximo desafio.

“A equipe já voltou pra casa perguntando quando é o próximo (risos)! Calma, preciso me recuperar. Mas depois de uns dias de descanso, vamos sentar pra pensar numa nova ação. A nossa missão não para”, completa.
O que é o Caminhos da Sabedoria
Criado em 1987 pelo monge Daiju Bitti, o Caminhos da Sabedoria é uma rota de peregrinação que une o Cristianismo e o Budismo em Ibiraçu.
São 108km de percurso, com 23 pontos de referência, entre capelas, igrejas e o Mosteiro Zen Morro da Vargem, onde está a estátua do Grande Buda.