
A piscina do Colégio Estadual, localizado no Forte São João, em Vitória, vai passar por uma reforma com impactos especialmente para os atletas paralímpicos. O espaço terá inclusive elevador de acessibilidade.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), após a conclusão das obras ela será a única piscina semiolímpica em território capixaba adaptada para treinamento de atletas paralímpicos. O processo de licitação para reforma está em fase interna de estudo técnico para elaboração dos artefatos preparatórios da contratação.
A Sedu destacou que o projeto prevê a revitalização da área externa, a substituição do piso, a retirada do trampolim e a instalação de um elevador de acessibilidade.
O fotojornalista Thiago Soares, do Folha Vitória, registrou fotos com drone das condições atuais da piscina. A imagem mostra vários pisos faltando, como se ela estivesse abandonada.
No entanto, a Secretaria de Educação garantiu que a “piscina não está abandonada” e ressaltou que ela recebe manutenção semanal, com controle da qualidade da água.
Acrescentou também que a piscina é utilizada por órgãos de segurança pública estaduais, federais e municipais para treinamentos diversos. Ela não é usada pelos alunos do Colégio Estadual, o que vai acontecer após a reforma, em atividades pedagógicas.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel