Esportes

Polícia de Marselha culpa cerca de 150 russos por cenas de selvageria na Eurocopa

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o chefe da polícia de Marselha, Brice Robin, afirmou que esses 150 hooligans chegaram à cidade por outra forma que não aviões

Polícia de Marselha culpa cerca de 150 russos por cenas de selvageria na Eurocopa Polícia de Marselha culpa cerca de 150 russos por cenas de selvageria na Eurocopa Polícia de Marselha culpa cerca de 150 russos por cenas de selvageria na Eurocopa Polícia de Marselha culpa cerca de 150 russos por cenas de selvageria na Eurocopa

Marselha – A Polícia de Marselha, na França, acredita que cerca de 150 torcedores russos, “altamente treinados”, foram os responsáveis pelos atos de selvageria vistos pelas ruas de Marselha, entre quinta-feira e sábado, antes do confronto entre Rússia e Inglaterra pela Eurocopa. Nenhum deles foi preso.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o chefe da polícia de Marselha, Brice Robin, afirmou que esses 150 hooligans chegaram à cidade por outra forma que não aviões – Marselha tem um dos principais portos da Europa. Segundo ele, esses torcedores estavam “preparados para ações ultrarrápidas e ultraviolentas” e conseguiram burlar a vigilância da polícia local.

Ainda segundo a polícia de Marselha, foram os russos os responsáveis por incitar as cenas de violência contra torcedores da Inglaterra, que transformaram o porto antigo da cidade em cenário de guerra principalmente entre sexta-feira e sábado, nas horas que antecederam o confronto da primeira rodada.

Apenas 20 pessoas foram presas por essa “guerrilha urbana”, como classificou Robin. Dessas, 10 serão julgadas ainda nesta segunda-feira – seis britânicos, um austríaco e três franceses.

Os conflitos feriram cerca de 35 pessoas, incluindo quatro que estão em estado grave. A maioria dos feridos é da Inglaterra. A Rússia, vale lembrar, é a sede da próxima Copa do Mundo.

O Comitê Executivo da Uefa já avisou que, se russos ou ingleses voltarem a registrar cenas de violência, serão excluídos da competição. O próximo jogo da Rússia é na quarta, contra a Eslováquia, em Lille, enquanto a Rússia encara o País de Gales em Lens. Na segunda-feira que vem, a ordem dos conflitos se inverte.