O Porto Vitória vai defender o seu título na Copa Espírito Santo. O Verdão eliminou a Desportiva nos pênaltis, após vitória por 2 a 1 no tempo normal na partida de volta da semifinal da competição, na noite desta terça-feira (29), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
Assim, a Copa Espírito Santo terá a reedição da final do ano passado, com Vitória x Porto Vitória. Em 2024, o Porto levou a melhor e conquistou o seu primeiro título profissional.
Já a Desportiva Ferroviária encerra a temporada sem títulos e sem vaga em competições nacionais na próxima temporada.
Final em jogo único
A final da Copa Espírito Santo, entre Vitória e Porto Vitória, acontece já no próximo domingo (3), às 17 horas, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
O time campeão da Copa Espírito Santo conquista também uma vaga na Série D do Brasileiro do ano que vem.
Como foi o jogo
Eliminado da Série D e com 100% de foco na classificação para a final da Copa Espírito Santo, o Porto Vitória perdeu o jogo de ida para a Desportiva por 1 a 0 e, por isso, precisava vencer por pelo menos dois gols de diferença para se classificar no tempo normal.
O início do jogo foi promissor, com Rossetto abrindo o placar aos nove minutos, de cabeça, após cruzamento de Erick Salles pelo lado esquerdo do ataque.
Aos 12, porém, em jogada dentro da área do Porto, Rossetto acertou o lateral grená Gustavo Cristo. Após quatro minutos de jogo parado para revisão do VAR, o árbitro Marcos Felipe Machado marcou pênalti para a Desportiva. João Paulo cobrou e empatou o jogo.
Já nos acréscimos, aos 48, William Simões sofreu um choque de cabeça em disputa pela bola com Barboza e deixou o gramado na ambulância. A partida ficou parada por oito minutos até a ambulância retirar o lateral do Porto Vitória de campo. O jogador foi direto para realizar exames no Hospital São Lucas, em Vitória, onde chegou consciente.
Ainda deu tempo para o Porto chegar ao segundo gol, aos 57, com Thainler chutando de primeira após a bola ficar “viva” na área da Desportiva.
No segundo tempo, ninguém mexeu no placar. Assim, a decisão foi para os pênaltis.
Porto leva na disputa de pênaltis
João Paulo abriu as cobranças para a Desportiva e acertou a batida. Rossetto foi o primeiro a bater pelo Porto e empatou. João Guilherme fez 2 a 1 para a equipe grená e Alison Ribeiro parou no goleiro Camillato.
Na terceira batida grená, Vitinho acertou a trave direita do goleiro Aydhan e Dioran empatou novamente para o Porto. Pedro Botelho fez o terceiro da Desportiva e Thainler isolou a quarta batida do Porto Vitória.
Chrismar teve a chance de encerrar a série, mas “recuou” a bola nas mãos de Aydhan. Douglas Santos aproveitou e empatou novamente, agora em 3 a 3.
Nas cobranças alternadas, Weslen mandou por cima do gol. Thallyson não perdoou e fez o quarto gol do Porto Vitória, colocando a equipe na final.
Porto Vitória 2 x 1 Desportiva
PORTO VITÓRIA: Aydhan; Thainler, Ferrugem, Matheus Guedes e Willian Simões (Thallyson); Matheusão, Wyllian Sotto, João Paulo; Erick Salles, Matheus Firmino e Rossetto. Técnico: João Burse
DESPORTIVA: Camillato; Arlen, Barboza, Pedro Botelho e Gustavo Cristo; Mariano, Alex Galo, João Paulo; Cássio, Rosiel e Vinícius Baiano. Técnico: Thiago Martinelli (interino)
GOLS: primeiro tempo — Rossetto, aos nove minutos; João Paulo, aos 18; Thainler, aos 57
ÁRBITRO: Marcos Felipe Machado
RENDA E PÚBLICO: não disponíveis
LOCAL: estádio Kleber Andrade, em Cariacica