Porto Vitória vence o Capixaba no Capixabão
Porto Vitória conquistou primeiro triunfo no Capixabão 2026. Foto: Reprodução/TVE

O Porto Vitória estreou no Capixabão 2026 vencendo o Capixaba S.C. por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (14) no Engenheiro Araripe, em Cariacica. Os gols da vitória foram marcados por Renato Henrique e Luiz Henrique no segundo tempo.

O duelo marcou a estreia do goleiro Bruno, ex-Flamengo, no time do Capixaba. Ele não jogava uma partida profissional desde junho de 2023, quando havia atuado pelo Atlético Carioca na 5ª Divisão do Campeonato Carioca.

Depois de um primeiro tempo amarrado, o Porto Vitória aproveitou as chances que teve e garantiu sua primeira vitória no campeonato. Com o resultado positivo, os piratas chegaram aos três pontos, empatados com Desportiva e Vitória na liderança.

A Locomotiva Grená venceu por 3 a 1 o Rio Branco de Venda Nova e, pelo número de gols marcados, aparece em primeiro. Logo depois vem o Porto, com dois gols de saldo, mas um gol pró a menos. O Vitória fica em terceiro após vencer o Vilavelhense por 1 a 0.

Rio Branco e Serra empataram e aparecem na sequência com um ponto cada na tabela. Nesta quinta-feira (15), Real Noroeste x Forte encerram a primeira rodada do Capixabão 2026.

A partida foi realizada no Engenheiro Araripe por conta da indisponibilidade do Kleber Andrade, onde o Porto costuma mandar seus jogos. O estádio passa por um processo de readequação do gramado e só estará disponível a partir da 4ª rodada.

Porto Vitória venceu na estreia jogando no Araripe. Foto: Bissin/Porto Vitória

Como foi o jogo

A primeira etapa foi muito disputada, mas os times pouco criaram. As grandes chances foram da principal contratação do Porto Vitória para a temporada, o centroavante Victor Rangel. Na primeira, ele completou cruzamento de Kellyton vindo da direita, mas cabeceou por cima do gol.

A outra surgiu somente aos 40 minutos em mais um cruzamento. Desta vez, Wesllen cruzou pela esquerda e Victor Rangel cabeceou livre, mas não pegou em cheio e jogou novamente para fora.

Já nos acréscimos, Kaiki Laranjeiras teve a chance de bater de canhota de fora da área. A bola quicou na frente do goleiro Aydhan, que fez a defesa no cantinho. Esta foi a segunda finalização na direção do gol em todo o primeiro tempo, ambas do Capixaba.

Porto construiu vitória no segundo tempo

No segundo tempo, a partida mudou de figura. Logo com cinco minutos, o Porto Vitória pressionou e chegou ao primeiro gol. Em cruzamento de Kellyton do lado direito, Renato Henrique subiu e cabeceou na segunda trave para vencer o goleiro e abrir o placar.

Renato Henrique marcou primeiro gol do Porto Vitória
Renato Henrique marcou primeiro gol do Porto Vitória no Capixabão 2026. Foto: Bissin/Porto Vitória

Aos 13, Jeffinho, atacante do Capixaba, teve uma chance cara a cara com o goleiro Aydhan e bateu por cima do gol. Porém, a arbitragem assinalou impedimento no momento do passe do Hennos.

O Capixaba seguiu comandando as ações da partida durante quase todo o segundo tempo, mas, apesar do volume de jogo, não conseguiu converter as oportunidades em gol.

Mas como diz o ditado: quem não faz, leva. E o Porto aproveitou os erros do Capixaba para ampliar o placar aos 40 minutos do segundo tempo. Após roubada de bola no campo de ataque, Willians Santana carregou e serviu Luiz Henrique dentro da área, que bateu no contrapé do goleiro Bruno e fez 2 a 0.

Próximos jogos

O Porto Vitória volta a campo contra o Vitória no próximo sábado (16), às 16h, no estádio Salvador Costa, válido pela segunda rodada do Capixabão 2026. A partida terá transmissão ao vivo da TV Vitória/Record.

O Capixaba viaja para Vargem Alta para jogar contra o Forte no estádio Almiro Ofranti, no domingo (18), às 18h, também pela segunda rodada do campeonato capixaba.

Porto Vitória 2 x 0 Capixaba

PORTO VITÓRIA: Aydhan; Kellyton, Reniê, Matheus Guedes, Wesllen; Gama, Matheusão, Renato Henrique (Pedro Felipe); Ruan Felipe (Willians Santana), Natan Bahia (Luiz Henrique), Victor Rangel (Josué). Técnico: João Burse.

CAPIXABA: Bruno; Davi, Café, Carlos Henrique, Mauricio Ramos; Hennos (Gilliard), Kaiki Laranjeiras, Gian (Feijão); Pepê, Jeffinho (Juan), Marcus Paulo (Matheuzinho). Técnico: Eleomar Pereira.

Estatísticas

Finalizações: 9 (4) x 9 (3)
Escanteios: 4 x 3
Faltas cometidas: 14 x 7
Impedimentos: 0 x 1
Cartões amarelos: 1 x 1
(Fonte: Blog ES FC)

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.