Esportes

Presidente russo, Putin parabeniza Medvedev por jogar como campeão no US Open

Presidente russo, Putin parabeniza Medvedev por jogar como campeão no US Open Presidente russo, Putin parabeniza Medvedev por jogar como campeão no US Open Presidente russo, Putin parabeniza Medvedev por jogar como campeão no US Open Presidente russo, Putin parabeniza Medvedev por jogar como campeão no US Open

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou o tenista Daniil Medvedev nesta terça-feira pela conquista recente do atual número 2 do mundo na ATP no US Open, onde derrotou o sérvio Novak Djokovic na final e impediu que o líder do ranking vencesse os quatro Grand Slam em uma mesma temporada.

“É assim que grandes campeões jogam!”, escreveu Putin em mensagem enviada a Medvedev. “Mostrou tremenda classe e persistência. Na partida decisiva você não deu chance a seu famoso rival”, frisou o presidente russo.

A conquista de Medvedev em Nova York encerrou um jejum de títulos russos nas chaves masculinas dos Grand Slam que já durava 16 anos. O último tenista daquele país e triunfar em um dos quatro maiores torneios do circuito fora Marat Safin, que em 2005 faturou o Aberto da Austrália, derrotando o ídolo local Lleyton Hewitt na final.

Embora tenha derrotado Djokovic, conquistando o seu primeiro título de Grand Slam, Medvedev ficou mais longe da liderança do ranking da ATP. A diferença entre os dois saiu dos 1.133 pontos na última atualização para os atuais 1.353 na lista divulgada na segunda-feira.

Isso porque Medvedev defendia 1.200 pontos do vice-campeonato em Nova York de 2019, que estavam congelados até então por causa da pandemia do novo coronavírus, e acabou colocando apenas mais 800 pontos na conta com o título. Do outro lado, Djokovic havia parado nas oitavas de final nas duas últimas edições do torneio, defendia apenas 180 pontos e levou para casa 1.200 com o vice.

Se a distância para a liderança do ranking acabou aumentando mesmo com a conquista do US Open, a diferença para quem vem logo abaixo também ficou maior. Atual terceiro colocado na ATP, o grego Stefanos Tsitsipas estava antes 1.630 pontos atrás e agora tem 2.430 de desvantagem para Medvedev.