A primeira medalha do Espírito Santo nos Jogos de Juventude saiu nesta quinta-feira (11), no ciclismo, com Ricardo Fiório Cardoso. O ciclista de 17 anos conquistou o bronze na prova de ciclismo de velocidade no Parque Burle Marx, em Brasília (DF).
Os Jogos da Juventude são a maior competição para jovens atletas do País. São 20 modalidades esportivas em disputa e a participação recorde de 4.700 atletas de todos os estados do Brasil.
O Espírito Santo estará presente com 179 atletas com idade até 17 anos. O “Time ES” vai buscar medalhas em 19 modalidades e o objetivo é superar a marca da edição do ano passado, realizada em João Pessoa (PB), quando o Espírito Santo conquistou 19 medalhas: cinco ouros, nove pratas e cinco bronzes.
Pódio na prova de velocidade
Depois de passar em branco na disputa por medalhas na prova de potência do ciclismo, o Espírito Santo foi ao pódio na prova de velocidade.
Ricardo foi o terceiro colocado e garantiu o bronze. A medalha de ouro foi para Luis Felipe Mendes, de São Paulo, e a prata ficou com Vicenzo Santi Locatelli, de Santa Catarina. O outro capixaba na prova, Gabriel Gomes de Matos, terminou na 15ª colocação.
No feminino, Ramiza Marchezi Carneiro foi a melhor capixaba, na 13ª posição, e Sara Silva de Almeida ficou em 21º num total de 42 competidoras.
“Conquistei a primeira medalha do Espírito Santo, medalha de bronze, uma prova muito dura, com muitos atletas de alto nível. Amanhã (sexta) tem mais e conto com a torcida de todos”, comemorou Ricardo.
O primeiro bloco da competição começou na quarta-feira e vai até sábado (13), com disputas no atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco.
O segundo bloco começa na segunda-feira (15) e vai até o dia 17, reunindo águas abertas, basquete, futsal, remo indoor/virtual, triatlo, vôlei de praia e wrestling. Já o terceiro e último bloco será de 21 a 23 de setembro, com badminton, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e vôlei.