
Foi dado o pontapé inicial para os Jogos Estudantis do Espírito Santo (JOEES) 2025, com um primeiro dia de muita emoção. Na Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, a sexta-feira (31) foi marcada por virada e largas vantagens no handebol e basquete.
Logo no primeiro jogo desta edição, a Escola América de Vitória protagonizou uma grande virada para cima do Marista de Nossa Senhora da Penha no handebol feminino juvenil. O time chegou a ficar com uma desvantagem de 6 a 2 no placar e foi para o intervalo perdendo.
A reação veio na segunda etapa, com muito apoio da torcida e destaque para a atleta Maya Moreira, artilheira da partida. As famílias e os colegas nas arquibancadas empurraram a Escola América rumo a vitória de virada por 15 a 12 na estreia, pela chave B.

Foi difícil porque estávamos perdendo, mas o time todo se esforçou e conseguimos virar. Esse jogo foi muito importante para mim e para o time. A gente está com uma esperança boa para esse ano”
Maya Moreira, da Escola América de Vitória
Após vices em 2024, Escola América sonha com o título
A treinadora da escola, Maxsiellen Agamenon, avaliou que o time entrou em quadra um pouco nervoso, mas que apostou nas estratégias trabalhadas durante os treinamentos para construir a reação na estreia.
Para a professora, a expectativa é de que a escola consiga superar os resultados obtidos no handebol no ano passado, quando foi vice-campeão nas duas categorias. O objetivo para 2025 é ser campeão.

Também no handebol feminino juvenil, pela chave A, o Colégio São Camilo de Lellis bateu o Salesiano do Forte por 14 a 8.
Já pelo masculino, o único jogo do dia foi a vitória da EEEM Irmã Maria Horta por 11 a 2 contra Colégio Renovação, pela chave C.
Basquete teve resultados elásticos

A sexta-feira também foi protagonizada pelos primeiros jogos do basquete na Sesport. O maior placar ficou por conta de SEB Vila Velha e Sesi Araças, na chave C, com vitória do SEB por 54 a 21. A mesma chave ainda teve o Sagrado Coração de Maria batendo o Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira por 29 a 7.
Já na chave A, o Salesiano Jardim Camburi também teve larga vantagem, vencendo o Ceefmti Professor José Leão Nunes por 45 a 12.
Salesiano Jardim Camburi mostra força na estreia

No último jogo da noite, o Colégio Salesiano fechou a série de jogos com chave de ouro. A vitória veio logo na estreia, dando um passo importante para a classificação. O professor James Ferreira avaliou que o jogo foi positivo e espera alçar voos mais altos nos Jogos Estudantis.
O jogo foi muito bom, ficamos muito contentes com a nossa estreia. Espero avançar para as fases finais e fazer uma boa competição, com esse nível muito alta que está tendo”
James Ferreira, técnico do Colégio Salesiano Jardim Camburi
Destaque na partida, Arthur Pacheco, de 15 anos, disputa os jogos pela primeira vez e também mantém expectativas altas para a competição. O estudante ainda valorizou a importância dos jogos para o esporte no Espírito Santo.
Na minha visão, a gente começou muito bem e estamos com uma expectativa muito boa. Além de ser muito importante para a saúde, é importante para o desenvolvimento do esporte capixaba. Estou gostando e está sendo uma experiência muito maneira”
Arthur Pacheco, do Colégio Salesiano Jardim Camburi
