Esportes

Projeto propõe inédito Centro de Memória do Estádio Kleber Andrade

O objetivo é organizar e preservar um acervo histórico de imagens e documentos referentes à história do estádio e dos eventos esportivos, culturais, dentre outros ali ocorridos

Com capacidade para aproximadamente 21 mil pessoas, o estádio tem sido palco de jogos importantes do Campeonato Brasileiro de Futebol Foto: Breno Ribeiro

O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, pode ter um Centro de Memória. O objetivo é organizar e preservar um acervo histórico de imagens e documentos referentes à história do estádio e dos eventos esportivos, culturais, científicos, religiosos e de lazer ali ocorridos.

A proposta de criação do Centro de Memória do Estádio Kleber Andrade (CEMKA), objeto do Projeto de Lei (PL) 154/2017, é do deputado Nunes (PT). O memorial funcionaria nas próprias dependências do Klebão, como é popularmente chamado.

Construído pelo Rio Branco Atlético Clube e inaugurado na década de 80, o estádio foi vendido ao governo do Estado em 2008. O Kleber Andrade passou por ampla reforma e recebeu a Seleção de Camarões para treinamento durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Além de grandes eventos esportivos, após sua reforma o estádio passou a receber eventos culturais de porte, com destaque para o antológico show do ex-beatle Paul McCartney, em 2014. Com capacidade para aproximadamente 21 mil pessoas, o estádio tem sido palco de jogos importantes do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Segundo o parlamentar, o centro de memória seria um importante mecanismo de resgate histórico e cultural para os capixabas dessa e de futuras gerações. A proposta deve ser analisada pelas comissões de Justiça, Cidadania, Desporto e Finanças da Assembleia, antes de sua votação no Plenário.

Com informações de Web Ales.