
O capixaba Matheus Ngome tem apenas 13 anos, mas já é uma sensação na natação brasileira. O nadador do Álvares Cabral voltou a brilhar e colocou seu nome entre os melhores do Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, Troféu Maurício Bekenn 2025, encerrado no fim de semana no Parque Aquático Julio de Lamare, no Rio de Janeiro (RJ).
Foram cinco medalhas de ouro e um recorde brasileiro. A cada competição, Matheus atrai olhares e sai da piscina com resultados expressivos que o colocam entre as maiores promessas da natação brasileira.
Filho de pai africano e mãe brasileira, Matheus Ngome puxou do pai o porte físico e já tem quase 1,80m de altura, ainda aos 13 anos. Da família da mãe, dona Paula, herdou o talento e o gosto pela natação. O resultado é uma coleção de medalhas e recordes em praticamente todas as competições que disputa.
No Rio, o cabralista venceu os 100m costas, 50m livre, 100m livre, 200m livre e 100m borboleta, com recorde do campeonato nesta última.
Gostei muito dos meus resultados e tô muito empolgado. Tô muito feliz com as cinco medalhas e agora vou treinar ainda mais forte, porque sei que as competições vão ficando mais fortes”
Matheus Ngome, nadador do Álvares Cabral
Temporada histórica para Matheus Ngome
Em outubro deste ano, Matheus já havia brilhado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Uberlândia (MG), de onde voltou com quatro medalhas: ouro nos 50m livre e 50m borboleta, prata nos 100m borboleta e bronze no revezamento 4x50m livre misto, ao lado de Isabela Santos, Luíza Pimenta e Pietro Piculi.
Já no Brasileiro Infantil de Inverno, em junho, em Bauru (SP), ele “assombrou” o mundo da natação ao nadar seis provas individuais e ganhar seis medalhas de ouro, com três novos recordes de campeonato. Ele venceu os 100m peito, 50m livre, 100m livre, 200m livre, 100m costas e os 100m borboleta.

Com essa performance, Matheus foi o primeiro nadador a ser campeão brasileiro nos quatro estilos no masculino — crawl, costas, peito e borboleta — numa mesma competição. Até então, apenas a nadadora Stephanie Balduccini, ouro no Pan de Santiago-2023 e representante do Brasil nas duas últimas Olimpíadas, havia conseguido este feito.
A temporada ainda não terminou e, nesta quarta-feira (3), o capixaba estreia nos Jogos Sul-Americanos Escolares, representando a seleção brasileira escolar em Assunção, no Paraguai.
Álvares termina no Top 10 do Brasileiro Infantil
Matheus Ngome foi o grande nome da natação capixaba no Brasileiro de Inverno. Mas não foi o único a subir ao pódio.
O clube também teve uma medalha de bronze com Luísa Borges nos 200m borboleta.
Com os resultados, o Álvares Cabral terminou a competição em nono lugar na classificação geral. O título geral foi para o Sesi-SP, seguido por Flamengo e Americana-SP.
