A capixaba Isabely Martins Amorim correu para a história do atletismo do Espírito Santo ao fechar os 100m rasos na terceira colocação no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20. A competição acontece no Recife (PE) e foi palco para uma prova histórica para o esporte capixaba.
Atleta do Caes, Isabely, 19 anos, subiu ao pódio e ganhou a medalha de bronze na final disputada na tarde de sexta-feira (5). O ouro foi para Hakelly da Silva e prata ficou com Victoria Campos de Almeida.
Foi a segunda medalha do Espírito Santo na competição. A primeira veio também na sexta-feira, pela manhã, com a prata de Davi Gabriel Bastos da Silva na marcha atlética.
Primeira mulher capixaba a subir ao pódio nos 100m
Com o bronze no Brasileiro Interclubes Sub-20, Isabely se torna a primeira mulher capixaba a subir ao pódio nos 100m rasos em qualquer categoria.
A velocista, por sinal, enfileirou uma sequência de marcas com a sua participação no Recife. Na bateria eliminatória, venceu a sua bateria com o tempo de 12s27 e bateu o recorde estadual sub-20, sub-23 e adulto da prova.
Na semifinal, foi ainda melhor, baixou os recordes e correu em 11s84, passando a ser a primeira mulher capixaba a correr os 100m abaixo dos 12 segundos. Na final, Isabely correu a prova em 12s21, ficando atrás de Hakelly (11s82) e Victoria (12s17).
“Fiquei muitro feliz com este resultado. Não era esperado, mas a gente sabia que poderia acontecer. Eu e meu treinador, Fernando Paes de Pontes, estamos trabalhando duro há anos e saber que valeu a pena é muito gratificante”, comemorou Isabely.
Curiosamente, a prova principal da velocista não é o 100m rasos, e sim os 100m com barreiras.
“Amanhã (sábado) tem mais e vem mais recorde por aí!”, completou a medalhista.