A corrida de rua do Brasil estará bem representada na 34ª Dez Milhas Garoto, uma das mais importantes provas do calendário nacional. A prova acontece neste domingo (28), a partir das 6h30, com número recorde de 17 mil inscritos.
A organização da prova divulgou nesta quinta-feira (25) a lista dos atletas nacionais que integram o pelotão de elite e que vão desafiar a “legião estrangeira” no percurso entre a praia de Camburi, em Vitória, e a fábrica de Chocolates Garoto, em Vila Velha.
A última vitória brasileira na Dez Milhas foi conquistada por Altobelli da Silva, em 2023, e por Edinalva Laureano da Silva, no feminino, em 2007.
Pelotão com experiência e juventude
Para alcançar esse feito novamente, a equipe conta com um grupo que une experiência e juventude, além de muita determinação para brilhar na disputa capixaba.
No masculino, os principais nomes são Vagner Noronha, que representou o País no Mundial de Atletismo de 2019, tricampeão da Maratona Fila e segundo melhor brasileiro na Maratona de Valência (2023), e Sávio de Paula Rodrigues Silva, terceiro no XIX Troféu Independência do Brasil (2024), e vice na New Balance 15k São Paulo (2023).
No feminino, as atrações são Kleidiane Barbosa, vice da Volta Internacional da Pampulha (2023), quinta na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (23), sétima colocada na Corrida Internacional de São Silvestre (23) e campeã da Corrida de Reis (24); Amanda Aparecida, campeã Pan-Americana de Maratona 2025; Andreia Aparecida Hessel, campeã da Maratona Internacional de São Paulo em 2018; Jessica Ladeira Soares, campeã da Meia Maratona de Jurerê (22); e Nubia de Oliveira Silva, vencedora dos 10.000m e dos 5.000 m no Troféu Brasil de Atletismo.
Retirada de kits vai até sábado
A retirada de kits da 34ª Dez Milhas Garoto começou nesta quinta-feira e vai até sábado (27), na área montada na Fábrica de Chocolates Garoto, na Glória, em Vila Velha.
Os horários são os seguintes: quinta e sexta, das 9h às 19h; e sábado, das 8h às 18h. Sem esquecer que o corredor deve fazer a retirada conforme definido, por ele mesmo, no ato da inscrição. Vale destacar a importância de estar atento aos documentos necessários para a retirada, disponíveis no regulamento no site oficial. Não haverá entrega no dia da prova, nem mesmo após a sua realização.