Dez Milhas

Quem são os brasileiros que vão correr na elite da Dez Milhas Garoto

Último brasileiro a vencer a Dez Milhas Garoto foi Altobellli da Silva, em 2023; prova acontece no próximo domingo (28), com recorde de inscritos

Leitura: 3 Minutos
Dez Milhas Garoto 2023. Largada do pelotão de elite.
Largada do pelotão de elite da Dez Milhas Garoto (Foto: Fotop/Garoto)

A corrida de rua do Brasil estará bem representada na 34ª Dez Milhas Garoto, uma das mais importantes provas do calendário nacional. A prova acontece neste domingo (28), a partir das 6h30, com número recorde de 17 mil inscritos.

A organização da prova divulgou nesta quinta-feira (25) a lista dos atletas nacionais que integram o pelotão de elite e que vão desafiar a “legião estrangeira” no percurso entre a praia de Camburi, em Vitória, e a fábrica de Chocolates Garoto, em Vila Velha.

A última vitória brasileira na Dez Milhas foi conquistada por Altobelli da Silva, em 2023, e por Edinalva Laureano da Silva, no feminino, em 2007.

Pelotão com experiência e juventude

Para alcançar esse feito novamente, a equipe conta com um grupo que une experiência e juventude, além de muita determinação para brilhar na disputa capixaba.

No masculino, os principais nomes são Vagner Noronha, que representou o País no Mundial de Atletismo de 2019, tricampeão da Maratona Fila e segundo melhor brasileiro na Maratona de Valência (2023), e Sávio de Paula Rodrigues Silva, terceiro no XIX Troféu Independência do Brasil (2024), e vice na New Balance 15k São Paulo (2023).

Nubia de Oliveira Silva, vencedora dos 10.000m e dos 5.000 m no Troféu Brasil de Atletismo.
Nubia de Oliveira, destaque no Troféu Brasil, vai correr a Dez Milhas Garoto na elite (Foto: Gustavo Alves/CBAt)

No feminino, as atrações são Kleidiane Barbosa, vice da Volta Internacional da Pampulha (2023), quinta na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (23), sétima colocada na Corrida Internacional de São Silvestre (23) e campeã da Corrida de Reis (24); Amanda Aparecida, campeã Pan-Americana de Maratona 2025; Andreia Aparecida Hessel, campeã da Maratona Internacional de São Paulo em 2018; Jessica Ladeira Soares, campeã da Meia Maratona de Jurerê (22); e Nubia de Oliveira Silva, vencedora dos 10.000m e dos 5.000 m no Troféu Brasil de Atletismo.

Retirada de kits vai até sábado

A retirada de kits da 34ª Dez Milhas Garoto começou nesta quinta-feira e vai até sábado (27), na área montada na Fábrica de Chocolates Garoto, na Glória, em Vila Velha.

Os horários são os seguintes: quinta e sexta, das 9h às 19h; e sábado, das 8h às 18h. Sem esquecer que o corredor deve fazer a retirada conforme definido, por ele mesmo, no ato da inscrição. Vale destacar a importância de estar atento aos documentos necessários para a retirada, disponíveis no regulamento no site oficial. Não haverá entrega no dia da prova, nem mesmo após a sua realização.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024