A vitória fora de casa sobre o Botafogo por 2 a 0, no domingo (3), recolocou o Cruzeiro na cola do Flamengo na disputa pela liderança e pelo título do Brasileirão. Os dois times têm os mesmos 37 pontos na tabela, com a equipe rubro-negra em vantagem no saldo de gols (24 contra 19).
Faltando uma rodada para o fim do primeiro turno, o Cruzeiro aumentou as suas chances de ser campeão brasileiro.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol, as chances do Cruzeiro são de 24,2%, contra 13,4% da rodada passada.
Flamengo cede empate e distância diminui
O Flamengo ainda lidera o Brasileirão, mas agora tem a companhia do Cruzeiro. Isso porque o time rubro-negro empatou com o Ceará em 1 a 1, fora de casa, após ter saído na frente no placar.
Com o resultado, o Fla tem agora 36,8% de chances de ser campeão brasileiro. Na rodada passada, esse número foi de 41,9%.
Palmeiras fica um pouco para trás
O Palmeiras empatou com o Vitória-BA em 2 a 2, também fora de casa, resultado que diminuiu as chances de título do clube paulista.
De acordo com a UFMG, o Palmeiras tem agora 23% de chances de ser campeão. Na rodada anterior, ess número era de 27,5%.
Vale destacar que o Palmeiras tem dois jogos a menos do que o Cruzeiro e o Flamengo tem um jogo a menos, por causa da participação de ambos no Mundial de Clubes da Fifa.
Probabilidades de título do Brasileirão:
- Flamengo – 36,8%
- Cruzeiro – 24,2%
- Palmeiras – 23%
- Bahia – 6,8%
- Mirassol – 4,5%
- Botafogo – 1,4%
- Atlético-MG – 0,9%
Fonte: Departamento de Matemática da UFMG