
A vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG por 1 a 0 foi a terceira seguida do time rubro-negro no Brasileirão, sequência que coloca o Fla como novo líder da competição. A equipe do técnico Filipe Luís tem 36 pontos e ultrapassou o Cruzeiro, agora vice-líder, com 34.
Com os últimos resultados, o Flamengo aumenta as suas chances de ser campeão brasileiro em 2025.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol, as chances do Flamengo subiram de 33,3% na rodada anterior para 41,9% ao final da 17ª rodada.
Melhor campanha do Brasileirão
A sequência de resultados recentes colocou o Flamengo na liderança isolada do Brasileirão. São quatro vitórias nas últimas cinco rodadas. Além disso, o time tem o melhor ataque da competição, com 30 gols marcados, e a melhor defesa, com apenas seis gols sofridos.
Vale lembrar que o Fla ainda tem um jogo a menos, já que a partida contra o Sport, fora de casa, pela 12ª rodada, foi adiada devido à participação rubro-negra no Mundial de Clubes.
Chances do Palmeiras aumentam
Outro time que viu suas chances aumentarem foi o Palmeiras. O Verdão derrotou o Grêmio por 1 a 0, no sábado, também conquistou três vitórias seguidas e é o terceiro colocado na tabela do Brasileirão, com 32 pontos e dois jogos a menos.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Palmeiras tem 27,5% de chances de ser campeão brasileiro. Na rodada passada, este número era 19,5%.
Cruzeiro cai na tabela
Enquanto Flamengo e Palmeiras viram aumentar as chances de título brasileiro, o Cruzeiro viveu situação oposta ao final da 17ª rodada.
A Raposa perdeu para o Ceará por 2 a 1, no Mineirão, no domingo, e perdeu também a liderança da competição. Com 34 pontos, o Cruzeiro é agora o vice-líder, atrás do Flamengo.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem agora 13,4% de chances de ser campeão brasileiro, conta 26,7% da rodada passada.
Probabilidades de título do Brasileirão:
- Flamengo – 41,9%
- Palmeiras – 27,5%
- Cruzeiro – 13,4%
- Bahia – 8,5%
- Mirassol – 2,8%
- Botafogo – 2,6%
- Red Bull Bragantino – 1,2%
- Atlético-MG – 0,5%