O primeiro turno do Brasileirão termina nesta segunda-feira (11), com o jogo Juventude x Corinthians, às 20 horas, no encerramento da 19ª rodada do campeonato. Após metade do campeonato, o Flamengo é o campeão simbólico do turno.
Com a vitória por 2 a 1 sobre o Mirassol no sábado (9), o Fla é líder isolado com 40 pontos, três pontos a mais do que o Cruzeiro, vice-líder. O terceiro colocado é o Palmeiras, com 36 pontos.
Com o título simbólico do turno, o Flamengo aumentou também as probabilidades de ser campeão brasileiro. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol, as chances do time rubro-negro são de 48%, contra 36,8% da rodada passada.
Classificação do Brasileirão com “asteriscos”
O turno do Brasileirão termina nesta segunda-feira, mas a classificação tem “asteriscos”, já que nem todas as equipes disputaram o mesmo número de partidas.
Líder, o Flamengo ainda tem um jogo a cumprir, contra o Sport, fora de casa, em jogo adiado da 12ª rodada por causa da participação rubro-negra no Mundial de Clubes.
Pelo mesmo motivo, o Palmeiras tem dois jogos a menos: contra Juventude, em casa, e Santos, fora de casa.
Com a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no domingo (10), o Palmeiras aumentou suas chances de ser campeão brasileiro para 29,7%.
Probabilidades de título do Brasileirão:
- Flamengo – 48%
- Palmeiras – 29,7%
- Cruzeiro – 11,8%
- Bahia – 3,2%
- Mirassol – 2,4%
- Botafogo – 2,3%
- São Paulo – 0,97%
Fonte: Departamento de Matemática da UFMG