O título brasileiro, ao que tudo indica, vai ficar entre Palmeiras e Flamengo. Os resultados dos jogos que abriram a 28ª rodada do Brasileirão, na quarta-feira (15), deixaram os dois times ainda mais isolados na ponta de cima da tabela.
O Palmeiras goleou o Red Bull Bragantino por 5 a 1, no Allianz Parque, com show de Vitor Roque, e manteve a liderança isolada, agora com 61 pontos.
Já o Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 0, no Nilton Santos, com destaque para Pedro, e segue na perseguição do líder. O Fla é o vice-líder, com 58 pontos.
Por sua vez, o Cruzeiro, que tentava se manter colado aos dois primeiros colocados, empatou com o Atlético-MG em 1 a 1, na Arena MRV, e ficou para trás. A Raposa tem 53 pontos, na terceira colocação, e ainda tem um jogo a mais do que Palmeiras e Flamengo.
“Final antecipada” no domingo
Na próxima rodada, líder e vice-líder se enfrentam em confronto direto. Em clima de “final antecipada”, o Flamengo recebe o Palmeiras no domingo (19), às 16 horas, no Maracanã.
Vitória palmeirense vai dar ao clube paulista uma vantagem de seis pontos em relação ao adversário, com mais 10 jogos pela frente. Entretanto, se o Flamengo vencer, vai empatar com o rival no número de pontos.
Chances de título brasileiro
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol, a probabilidade de o Palmeiras ser campeão brasileiro subiu para 68,3%. Na rodada anterior, era de 60,6%.
As chances de título brasileiro para o Flamengo caíram de 31.5% para 29,8%.
Chances de título do Brasileirão:
- Palmeiras – 68,3%
- Flamengo – 29,8%
- Cruzeiro – 1,8%
- Mirassol – 0,16%
- Bahia – 0,07%
Fonte: Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)