Depois da rodada perfeita do final de semana, quando venceu o Corinthians e viu Cruzeiro e Palmeiras perderem seus jogos, o Flamengo voltou a ter um adversário no seu retrovisor na corrida pelo título do Brasileirão.
O empate em 0 a 0 com o Cruzeiro na noite de quinta-feira (2), no Maracanã, manteve o Fla na liderança isolada da tabela, agora com 55 pontos. Mas o resultado agradou ao Palmeiras, que venceu o Vasco por 3 a 0 na rodada do meio de semana e voltou a se aproximar do líder.
O Verdão é o novo vice-líder, com 52 pontos. Porém, tem um jogo a menos do que o Flamengo. O Cruzeiro, com 51 pontos, caiu para o terceiro lugar.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol, as chances de o Flamengo ser campeão brasileiro caíram 52,9% para 45,8%. Já as do Palmeiras subiram de 30,1% para 41%.
“O campeonato é longo, são 38 rodadas, e o que importa é chegar acima do segundo na última rodada. Estamos na briga desses três clubes, hoje (quinta) era uma grande oportunidade para a gente deixar o Cruzeiro para trás, não conseguimos. Mesmo assim, temos uma vantagem de pontos considerável para eles, com esse jogo a menos, vencendo esse jogo a menos, claro. É verdade que se o Palmeiras vencer o jogo que falta estará empatado em pontos conosco. Ainda temos o confronto direto contra o Palmeiras, e o Palmeiras joga contra o Cruzeiro. Temos jogos difíceis, e eles têm jogos difíceis”, analisou o técnico do Flamengo, Filipe Luís.
Os três primeiros colocados entram em campo pela próxima rodada no domingo (5). O Flamengo visita o Bahia, o Palmeiras tem o clássico contra o São Paulo, também fora de casa, e o Cruzeiro joga em casa contra o Sport.
Chances de título do Brasileirão:
- Flamengo – 45,8%
- Palmeiras – 41%
- Cruzeiro – 12,4%
- Mirassol – 0,48%
- Botafogo – 0,15%
- Bahia – 0,14%
Fonte: Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)