Esportes

Rafa Márquez garante que México não pensa no empate

Rafa Márquez garante que México não pensa no empate Rafa Márquez garante que México não pensa no empate Rafa Márquez garante que México não pensa no empate Rafa Márquez garante que México não pensa no empate

Recife – Rafael Márquez é um ícone do futebol mexicano. Com 122 jogos pela seleção até agora e participando de sua quarta Copa do Mundo, o zagueiro já enfrentou os melhores jogadores do planeta. E, em sua avaliação, é contra um grande time que o México decidirá sua sorte no Mundial, nesta segunda-feira, diante da Croácia, no Recife, pela terceira rodada do Grupo A.

Depois da vitória de 1 a 0 sobre Camarões e do empate em 0 a 0 contra o Brasil, basta aos mexicanos empatar contra a Croácia para se classificar às oitavas de final. Rafa Márquez, no entanto, sabe que tarefa não será fácil. “Sempre soubemos que iríamos enfrentar adversários duros”, afirmou o zagueiro, que teve uma passagem de sucesso pelo Barcelona. “A Croácia tem vários bons jogadores. Tem pontas que chegam com facilidade à linha de fundo, um centroavante letal e alguns dos melhores meias do mundo. Nós teremos que fazer nosso melhor para conquistar ao menos o empate.”

Apesar do respeito pela seleção de Luka Modric, campeão europeu deste ano com o Real Madrid, e da vantagem que possui, o capitão do México garante que sua equipe irá buscar a vitória. “Nós não iremos jogar pelo empate e nem mudar nosso sistema de jogo. A Croácia vai dar tudo para vencer e nós também”, garantiu Rafa Márquez.

A boa campanha que o México faz até agora na Copa do Mundo é, para muitos, surpreendente. A equipe foi a última a se classificar para o torneio, depois de uma péssima eliminatória que a levou a enfrentar a Nova Zelândia na repescagem, quando, então, passou a ser treinada por Miguel Herrera. Para Rafa Márquez, a mudança de treinador foi decisiva para que a seleção mexicana se tornasse mais forte. “Herrera teve muita influência nesta melhora, nós trabalhos muito para seguir suas orientações, e ele escolheu um grupo muito bom para o Mundial. Acho que aprendemos com nossos erros e estamos mais sólidos agora”, afirmou.

Erros que o capitão mexicano espera que a equipe não volte a repetir no jogo contra a Croácia, a “partida mais importante” do torneio para o México na opinião de Rafa Márquez. “Nós sabemos que temos que manter a intensidade. Trabalhamos muito duro nos último dois jogos e não queremos jogar tudo fora contra a Croácia”, disse o zagueiro do León.