
O Real Noroeste ganhou de presente de Natal uma vaga na Série D do Brasileiro de 2026. O clube de Águia Branca é o melhor time capixaba no ranking nacional de clubes da CBF, divulgado nesta semana e que serviu de critério para inclusão da equipe na competição nacional.
Assim, o futebol capixaba terá três representantes na Série D de 2026: Rio Branco (campeão estadual), Vitória (campeão da Copa Espírito Santo) e Real Noroeste (via ranking nacional de clubes da CBF).
A inclusão do time de Águia Branca na competição nacional foi possível graças às mudanças anunciadas pela CBF para o calendário nacional para 2026, entre elas, o aumento da Série D para 96 clubes na próxima temporada.
A primeira fase será disputada em 16 grupos de seis clubes cada. Os grupos serão definidos de acordo com critérios geográficos.
A partir da segunda fase, o torneio será mata-mata. Os seis primeiros colocados sobem para a Série C de 2027 e o campeão da Série D garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2027.