Copa Vitória das Comunidades

Recorde e campeão inédito: veja os destaques da Copa Vitória das Comunidades

Destaques da Copa Vitória das Comunidades: 44 jogos emocionantes e um total de 154 gols marcados em dois meses de competição

Leitura: 4 Minutos
Final masculina Copa Vitória das Comunidades
Motor foi o campeão da Copa Vitória das Comunidades (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

A Copa Vitória das Comunidades terminou no domingo (31) com muita festa no estádio Salvador Costa, em Vitória, e os títulos do Estadual, no feminino, e do Motor, no masculino. Uma edição marcante, com recorde de equipes inscritas, a maior premiação da competição e um campeão inédito.

Foram dois meses de campeonato, com 44 jogos no total e 154 gols marcados. Uma média de 3,5 gols por partida, mostrando que o futebol amador de Vitória está em alta.

No torneio feminino, o Estadual mostrou que é uma das maiores forças do futebol feminino do Espírito Santo e venceu o seu terceiro título nas últimas quatro edições do torneio. A conquista veio nos pênaltis, após empate em 1 a 1 com o Luso Serrano no tempo normal.

Já no masculino, a comunidade da Ilha de Santa Maria entrou em festa com o título do Motor, campeão inédito da competição. O time venceu o Terra Brasil na decisão por 1 a 0.

Números da Copa Vitória das Comunidades:

  • 16 times no masculino
  • 9 times no feminino
  • 44 jogos no total
  • 154 gols marcados
  • R$ 27 mil em premiação

“A Copa entrou no coração das comunidades”

Organizada pela Prefeitura de Vitória, a competição foi encerrada com chave de ouro no estádio Salvador Costa, em dia de festa no campo e na arquibancada.

“A Copa Vitória das Comunidades entrou no coração das comunidades de Vitória. Aqui nós temos a integração das comunidades, os valores, a autoestima e a Prefeitura leva os serviços que melhoram a vida das pessoas. Com as políticas públicas, junto ao esporte, estamos avançando muito e isso é o principal. O mais importante de tudo: estamos integrando a cidade, fazendo com que o cidadão seja protagonista e que a vida das pessoas seja impactada positivamente”

Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória

A integração e o aumento da autoestima das comunidades também foi destacada pelo secretário de Esportes de Vitória, Rodrigo Ronchi: “O mais importante é mostrar a nossa gente. O que nós temos de melhor está nas comunidades e a Copa Vitória das Comunidades se presta a isso. É uma grande festa iniciando as comemorações do aniversário de Vitória”.

Final masculina Copa Vitória das Comunidades: Motor x Terra Brasil
(Foto: Everton Nunes)

As finais da Copa Vitória das Comunidades tiveram transmissão ao vivo, com a decisão feminina no Folha Vitória e a decisão masculina na TV Vitória/Record e no Folha Vitória.

O esporte é um motor pra trazer mais evolução e prosperidade para a sociedade de uma forma geral. A gente incentiva muito, foram meses de cobertura pra gente mostrar um pouquinho da vida das comunidades que estão por trás destes times, destes atletas. Esporte traz saúde, bem-estar e um ciclo positivo para a sociedade”, comemora o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni.

Já a capacidade de transformação social pelo esporte atraiu a atenção do Sesc-ES, que foi um dos parceiros do evento.

“Este evento mostra a potência das comunidades, mostra o quanto as comunidades são fortes e o quanto o esporte pode ser transformador. E o Sesc não poderia estar fora dessa”, destaca o gerente de Esporte e Recreção do Sesc-ES, Jose Vinicius Alves Ferreira.

Destaques do torneio feminino

A maior edição feminina da Copa Vitória das Comunidades, com nove equipes, teve o Estadual como campeão. Vice-campeão, o Luso Serrano foi a surpresa do torneio, pois chegou à final já na sua primeira participação.

O time não levou o título, mas teve a melhor jogadora do campeonato: Suenia. O Luso também teve a artilheira do torneio, Thais Silva, com seis gols.

Já a melhor goleira da Copa Vitória das Comunidades foi Gabi, goleira do Estadual, que pegou pênalti decisivo na disputa que valeu o título.

  • Craque do campeonato: Suenia (Luso Serrano)
  • Artilheira: Thais Silva (Luso Serrano)
  • Melhor goleira: Gabi (Estadual)

“É nosso tricampeonato, fomos campeões mais uma vez! O elenco vem trabalhando muito, perdemos a decisão do ano passado, mas viemos de cabeça erguida pra buscar este ano. E graças a Deus eu fui feliz pegando o pênalti”, comemorou Gabi.

Quem foram os destaques do torneio masculino

Já o torneio masculino teve uma final e um campeão inéditos. Motor e Terra Brasil, que subiram de divisão neste ano, deixaram favoritos para trás e decidiram o título da divisão de elite da Copa Vitória das Comunidades.

Autor do gol do título na vitória por 1 a 0, com uma batida de falta perfeita, o meia Vargas foi eleito o craque do campeonato. Richard, do Motor, ganhou o prêmio de melhor goleiro. E Caique, do Terra Brasil, foi o artilheiro, com quatro gols.

  • Craque do campeonato: Vargas (Motor)
  • Artilheiro: Caique (Terra Brasil)
  • Melhor goleiro: Richard (Motor)

“Sou de Vitória e ter o título dentro da minha casa me deixa muito feliz. A gente é muito amigo, joga com amor dentro de campo e isso fez a diferença”, destacou Vargas.

Final masculina Copa Vitória das Comunidades: Motor x Terra Brasil
Vargas foi o craque do campeonato (Foto: Thiago Soares/Folha VItória)

Resultado final da Copa Vitória das Comunidades 2025

Feminino

  • Campeão: Estadual
  • Vice-campeão: Luso Serrano

Masculino

  • Campeão: Motor
  • Vice-campeão: Terra Brasil
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024