O técnico Renato Gaúcho pediu demissão do Fluminense após a eliminação do time tricolor nas quartas de final da Copa Sul-Americana. A equipe deu adeus à competição após empatar por 1 a 1 com o Lanús, no Maracanã, na noite de terça-feira (23).
Como havia perdido o jogo de ida por 1 a 0, fora de casa, o Flu ficou sem a vaga nas semifinais, que acabou com a equipe argentina.
Chamado de “burro” durante a partida pela torcida e irritado com as críticas, principalmente as feitas pelas redes sociais, Renato Gaúcho deu entrevista coletiva após a partida e surpreendeu ao anunciar o seu pedido de demissão.
“Entreguei meu pedido de demissão. A partir de agora, outro vai estar aqui. Quero ver se ele vai escalar o time que o torcedor quer ou o time que ele acredita”, disparou.
Renato sai com aproveitamento de 59%
Renato Gaúcho foi anunciado pelo Fluminense em abril deste ano, após a demissão de Mano Menezes. Ele comandou o tricolor em 40 jogos, com 21 vitórias, oito empates e 11 derrotas. O aproveitamento foi de 59%.
Após a eliminação, por mais de uma vez, ele reclamou das redes sociais.
“Eu dei uma entrevista há uns dois meses e hoje estou repetindo: acabou o futebol por causa das redes sociais. Tanto para o jogador quanto para o treinador. Hoje em dia é uma guerra de críticas. Quando ganha tem alguns elogios, quando perde ninguém é bom, todo mundo é ruim. O futebol está caminhando para um caminho que, infelizmente, todos nós estamos perdendo. O futebol está acabando. Está no finalzinho. Essa é minha opinião.”
Renato Gaúcho, ex-técnico do Fluminense
Fluminense já busca um novo treinador
Apesar da eliminação na Sul-Americana, o melhor momento de Renato à frente do Fluminense foi em torneios mata-mata. Ele levou o time às semifinais do Mundial de Clubes da Fifa, caindo para o campeão Chelsea, e classificou o time para as semifinais da Copa do Brasil. Em dezembro, a equipe decide uma vaga na final com o Vasco.
No Brasileirão, o Fluminense está na oitava posição com 31 pontos. Sob comando interino do auxiliar-técnico permanente Marcão, o time tricolor faz clássico com o Botafogo no domingo e tenta encerrar a sequência de oito derrotas consecutivas para o rival.
Ainda na madrugada, a diretoria tricolor iniciou os contatos em busca de um novo treinador. O presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, foi pego de surpresa com o pedido de demissão de Renato Gaúcho. Roger Machado, demitido pelo Inter na segunda-feira, e Cuca, ex-Atlético-MG, são alguns dos nomes da lista de possíveis novos treinadores.